Foto: Divulgação

Foto ilustrativa do espetáculo internacional Cus Cus Cirkus, da Cidade do México (México).

O Fringe, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, conta, em 2007, com o maior número de espetáculos de rua desde sua primeira edição. Serão 35 títulos apresentados em diversos pontos da cidade. De variados gêneros, tendências, linguagens e vindas de muitos estados do País e mesmo do exterior, caso do espetáculo Cus Cus Cirkus, da Cidade do México (México), todas essas atrações são gratuitas.

Comédia, drama, tragicomédia, praticamente todos os gêneros ocupam espaços como o Largo da Ordem, Ruínas de São Francisco, Relógio das Flores, Praça Osório (Rua XV), UFPR (Rua XV). E há até mesmo um espetáculo de percurso (Desvio, do Erro Grupo, de Florianópolis, Santa Catarina), que, durante a encenação, passará por vários locais do centro da cidade, tendo como ponto de partida a cafeteria no Mercado das Flores (Praça Generoso Marques).

Outro destaque curioso da programação é o espetáculo Flamingo (Amálgama Produções, Rio de Janeiro), que já foi apresentado em 15 países diferentes. Ano passado, a produção foi até a Sibéria (pouco antes do escritor Paulo Coelho), onde participou do IV Festival Internacional Ecológico e Étnico de Teatro de Bonecos, na cidade de Abakan. Economia de bagagem, por sinal, é uma das características que vem ajudando Flamingo a rodar o mundo: todo o material necessário para a encenação contabiliza apenas 10 quilos.

A programação de espetáculos de rua do FTC 2007 também traz veteranos que já ganharam o público em edições anteriores do evento. É o caso de A despedida (Planeta Clown, São Paulo). Pelo sexto ano consecutivo, os palhaços João Grandão, Chabílson e Fonseca improvisam histórias na hora, a partir de elementos dados pelo público.

Seja qual for o gênero da atração, os espetáculos de rua que fazem parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba Edição 2007 proporcionam uma excelente oportunidade para que a população aproveite esta peculiar manifestação artística gratuitamente.