Neste final de semana, mais uma vez as praias paranaenses se transformarão em verdadeiros ?palcos? onde atividades culturais voltadas à preservação do meio ambiente agitarão os veranistas. Neste sábado (26), dois espetáculos promovidos pelo projeto Teatro na Areia, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, irão entreter e incentivar a conscientização ambiental do público presente à segunda Etapa Viva o Verão de Bodyboard 2008, no balneário Praia de Leste.

As peças encenadas neste final de semana serão ?Meio e Vida? e ?Meio ambiente: questão de sobrevivência?, escritas e estreladas por alunos da rede estadual de educação ? assim como todos os outros espetáculos do projeto. A primeira apresentação começa às 10 horas e em seguida, às 11h30, tem início a segunda peça. Além de se apresentar em Praia de Leste no sábado, no domingo os grupos teatrais se apresentam em Guaratuba, no mesmo horário.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o teatro é uma das melhores ferramentas para a educação ambiental da população. ?Além de trabalharmos a importância da participação da sociedade para a preservação do meio ambiente no enredo das peças, ainda estamos dando oportunidade para que os estudantes de todo o Paraná mostrem sua arte no litoral?, destacou.

As peças são encenadas durante seis dias, de terça-feira a domingo, em locais alternados. A cada semana, dois grupos teatrais compostos por estudantes do interior do Estado se revezam nas apresentações. Na próxima semana, entram em cartaz os espetáculos ?Êxtase da Natureza? (com estudantes do Colégio Estadual Mendes Gonçalves, de Toledo ? Oeste do Estado) e ?O Rapto da Máquina Dessalinizadora? (feita por alunos do Colégio Estadual 1o de Maio, de Londrina).

?As peças foram selecionadas pela assessoria de educação ambiental da Secretaria, que também fornece toda a estrutura necessária para a estadia dos estudantes durante o período de temporada de verão?, informou Rasca.

Segundo a coordenadora do projeto, Fátima Jacob, cerca de 250 pessoas têm comparecido a cada apresentação do Teatro na Areia. ?Isso significa que há interesse por parte da sociedade e que estamos utilizando um meio eficiente para estimular a educação ambiental e também a formação de cidadãos conscientes, pré-requisitos para garantir o meio ambiente preservado às futuras gerações?, comentou Fátima.

Cinema na areia

Outra ação que vem movimentando as praias paranaenses é o ?Cinema na Areia?, onde os veranistas podem se sentir em uma verdadeira sala de projeção, com telão e grandes aparelhos de som. Os filmes, apresentados sempre às 21 horas na estrutura da Paraná Esporte, também seguem uma temática ambiental, aliando lazer a mensagens educativas.

No sábado, a pedido dos veranistas, será reprisado em Shangri-lá o filme Happy Feet. No domingo, o Cinema na Areia leva o premiado Uma Verdade Inconveniente para a praia de Guaratuba.