Em homenagem a um dos maiores compositores do século XIX – quem marcou a passagem do estilo clássico para o romântico e produziu mais de 600 canções, óperas, sinfonias, sonatas –, a Universidade Positivo oferece neste domingo, dia 13 de outubro, um concerto dedicado a Franz Schubert.

A apresentação fica a encargo do Quinteto com Piano, composto por Luiz Guilherme Pozzi, no piano; Winston Ramalho, no violino; Leila Tascheck, na viola; Samuel Pessati, no violoncelo; Martinho Lutero Klemann, no contrabaixo. No espetáculo será apresentada uma das grandes obras de Schubert, a canção Die Forelle –  A Truta.

Realizado desde 2005, o projeto Domingo no Câmpus é uma série de música erudita de câmara promovida pela Coordenadoria de Cultura da Universidade Positivo e oferece, aos domingos pela manhã, concertos musicais a preço acessível à população e exposições didáticas sobre as obras apresentadas. As apresentações acontecem no Teatro Positivo – Pequeno Auditório. 

A Truta

Conta-se que certa vez Franz Schubert, em uma de suas idas a cidade austríaca de Steyr, foi apresentado ao violoncelista Sylvester Paumgartner, quem propôs e encomendou ao compositor a criação de uma obra de câmera com violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano. O resultado se tornou um clássico da música de câmera, Die Forelle [A truta]. A obra que só viria a ser publicada em 1829 – um ano após o falecimento de Schubert –, provavelmente estreou na casa de Paumgartner. Nessa ocasião o compositor estava com 22 anos.

O título foi concebido em razão ao quarto movimento, o Andantino, um tema com variações. O assunto foi inspirado em uma canção que escrevera em 1817, a qual contava a história de uma truta que nadava despreocupada e alegremente no rio quando foi fisgada pelo anzol de um pescador.

Prgramação

Franz Schubert / Franz Liszt (1811-1886)
Der Müller und der Bach
Gretchen am Spinnrade
Piano solo: Luiz Guilherme Pozzi
Franz Schubert (1797-1828)
Quinteto com piano em Lá maior, D 667 A Truta

Serviço

Domingo no Câmpus com Quinteto com Piano
13 de outubro de 2013
11h
Teatro Positivo – Pequeno Auditório
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido