No dia 25 de novembro começam as apresentações do Coral de Natal do HSBC, na capital paranaense. O espetáculo deste ano será mais musical, sem entradas teatrais, onde as 160 crianças cantarão 18 canções nas janelas do Palácio Avenida sob a regência de um mestre de cerimônias um tanto original, interpretado pelo artista Kazuo, que usará toda sua experiência cênica, adquirida no Cirque de Soleil. As apresentações vão até o dia 18 de dezembro, de sexta-feira a domingo, sempre às 20h30.

Em sua 21ª edição, o tema das apresentações deste ano é “O Poder da Música” e exemplos da capacidade que ela tem de transformar a vida das pessoas virão das próprias crianças que fazem parte do coral. Este ano o público irá conhecer o que está por trás das janelas, ou seja, a rotina das crianças do coral. Trechos de vídeo do cotidiano delas, como os ensaios musicais e a participação no Programa HSBC Educação, serão projetados na fachada do prédio, em comemoração a mais um ano do programa, que desde 2001 realiza um trabalho social que vem mudando a vida de centenas de crianças e adolescentes abrigados em casas lares de Curitiba e região.

O Coral de Natal do HSBC é formado por 160 crianças selecionadas das 11 casas lares atendidas pelo programa, que no total assiste a mais de 500 pessoas. Para se tornar um integrante e permanecer no Coral, elas precisam conquistar boas notas na escola, não perder os dias de ensaio e também gostar muito de música.

Quarenta delas fazem parte do Coral Permanente e ensaiam semanalmente nos períodos de contra-turno escolar, realizando apresentações especiais durante o ano inteiro. Os participantes que mais se destacam em relação à música recebem bolsas de estudo para aprimoramento do seu talento musical.

Em agosto, o grupo do Coral Permanente se junta a outras 120 crianças para realizar o espetáculo de Natal no Palácio Avenida.

Trabalho social

O Programa HSBC Educação, do qual fazem parte o Coral Permanente e o Coral de Natal, trabalha com 11 casas lares de Curitiba e região metropolitana. Gerenciado pelo Instituto HSBC Solidariedade, tem como objetivos a redução do tempo de permanência e o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Programa desenvolve ações para três públicos, dentro das instituições: as crianças e adolescentes abrigadas nas casas lares; os profissionais atuantes nestas entidades, como os pais sociais, assistentes sociais, psicólogos e atendentes; e os gestores das instituições. Para cada um destes grupos são oferecidos cursos, projetos e atividades específicas, que estão criando novos parâmetros para o funcionamento das instituições e, por conseqüência, transformando a vida das crianças e adolescentes que recebem ainda reforço escolar e assistência médica.

Instituições que participam do Programa HSBC Educação:
Acridas
Associação Casa do Pai
Associação Israelita Hai
Associação Padre João Ceconello
Clube das Acácias Unidas
Exército da Salvação
Fundação Iniciativa
Lar Criançarteira
Lar Hermínia Lupion
Lar Hermínia Scheleder
Lar Infantil Sol Amigo