Três cantores líricos do Paraná estão classificados para disputar o V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, que acontece de 12 a 17 de abril de 2004, no Theatro da Paz, em Belém (PA). Realizado pelo Governo do Pará através da Secult – Secretaria Executiva de Cultura, e organizado pela São Paulo ImagemData, esta quinta edição do mais importante concurso da música lírica realizado na América Latina reunirá 32 candidatos, sendo dezesseis mulheres e um número igual de homens vindos de diversos estados brasileiros e da Itália, Portugal, Chile e Uruguai.

O mezzo-soprano Ariadne Oliveira, o soprano Luciana Melamed e o tenor Marcos Liesenberg classificados do Paraná – estarão disputando valores no montante de R$ 65 mil que irão premiar as melhores vozes masculinas e femininas. Eles se apresentarão e serão julgados por um júri presidido pelo maestro Roberto Duarte, regente titular da Orquestra Unisinos, do Rio Grande do Sul, e composto por Walter Beloch, agente internacional de cantores eruditos residente em Milão (Itália); Christopher Meyer, diretor da Ópera de Basel (Suíça); Bruno Michel, diretor da Opera Chatellet (França); Lauro Machado Coelho, reconhecido crítico de música e autor da coleção História da Ópera; Henrique Lian, regente e gerente artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; e Silvério Maia, graduado em composição e regência e professor de música da Universidade Federal do Pará.

O Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão já revelou e premiou cantores como Eduardo Itaborahy, Daniel Lee, Gabriella Pace, Denise de Freitas, Manuel Alvarez, Carmen Monarcha, Luciano Botelho, Guiomar Milan, Guilherme Pires Rosa e Adriana Clis.

Candidatos do PR
ARIADNE OLIVEIRA

Nasceu em Curitiba. Desenvolve intensa atividade musical, dedicando-se ao repertório de câmera e operístico. Interpretou personagens como “Rosina” (Il Barbieri di Siviglia), “Isabella” (L’Italiana In Algeri), ambas de Rossini, “Die Zauberflöte”, de Mozart, “Suor Angélica”, de Puccini, entre outras. Em março de 2003, foi vencedora do VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

LUCIANA MELAMED

Natural de Curitiba (PR). Em 1999, foi vencedora do 3.º grande prêmio no Concurso Carlos Gomes, realizado em Campinas (SP). Em 2001, ganhou o prêmio de melhor intérprete de Carlos Gomes, no Concurso Maria Callas. Participou de vários concertos e festivais nacionais e internacionais.

MARCOS LIESENBERG

Natural de Blumenau (SC). Atua como solista em diversas orquestras brasileiras, destacando a Missa em sol Maior de Schubert com a orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Atuou nas óperas II Barbiere di Siviglia, Cosi Fan Tutte, Die Zauberflöte, Mozart & Saliere e “O Empresário” e em vários recitais de música de câmara.