Uma ópera muito bem humorada, mas com um toque de suspense e ação. É isto que o público vai ver se prestigiar o espetáculo Ópera atômica – as sete caras da verdade, que fará parte dos Eventos Especiais do Festival de Curitiba.

A obra, do músico, compositor e humorista Nico Nicolaiewsky – conhecido pela autoria de Tangos e Tragédias – é uma peça teatral toda cantada, que promete surpreender o público de todas as idades.

Além de um assassinato que vai marcar os momentos de suspense do espetáculo, ainda há as características da linguagem dos quadrinhos, com personagens com comportamentos exagerados, e bastante engraçados.

“É uma comédia requintada, para todas as idades, que tem a facilidade de encantar”, afirma o diretor cênico e um dos cantores-atores da peça, Maurício Vogue.

Segundo ele, o autor chega a satirizar as grandes óperas, de certa forma até desmistificando-as. “A peça tem trejeitos da grande ópera, brinca com isso musicalmente”, comenta.

Já Nico Nicolaiewsky conta que teve a idéia de fazer uma “ópera diferente”, depois de 25 anos do Tangos e Tragédias. Ele pensou em fazer algo mais dinâmico e que agradasse com o humor. “Eu gosto da sonoridade da ópera, mas nunca gostei muito do tempo que ela leva nos espetáculos.

Aí fiquei pensando como fazer a ópera de uma maneira sucinta”, comentou. A linguagem dos quadrinhos, explica Nico, foi providencial. “Percebemos que em alguns momentos o público não iria entender o que estava acontecendo, e com os quadrinhos ficaria muito mais fácil”, disse.

Nico dá o recado para quem ainda estiver em dúvidas se vai assistir à peça ou não. “O público vai escutar uma música muito bem feita”, afirmou. Além de um assassinato equivocado -que vai envolver três personagens – o espetáculo terá a presença de 17 cantores e músicos, que apostam na proposta musical e cênica da peça.

Neste ano, o Festival de Curitiba traz 26 peças na Mostra 2009, e 290 espetáculos no Fringe, além do Gastronomix, Risorama, Mish Mash e PUC Ideias, e as Festas do Festival, com os shows do Clube do Balanço e Farofa Carioca. Os ingressos para todos os espetáculos estão à venda no quiosque central do Shopping Mueller, no piso dos cinemas.

Serviço

Ópera atômica – as sete caras da verdade. De quinta-feira a domingo, dias 26, 27, 28 e 29 de março, às 19h. Nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, às 21h. No Teatro Regina Vogue (Avenida Sete de Setembro, 2.775, no Shopping Estação, em Curitiba). Ingressos a R$ 20 e R$ 10.