Se existe um estilo musical que pode ser considerado brasileiríssimo, o forró é, certamente, um dos que mais se destaca. Isso porque o gênero não só é muito nosso, como permite a composição com outros ritmos, o que também é muito da mistura brasileira. É nesse estilo que vem o novo trabalho de Xand Avião, que gravou um DVD no Rio de Janeiro, reforçando o compromisso de, aos poucos, conquistar novos lugares.

O novo projeto, intitulado como Xand Errejota, foi disponibilizado nas plataformas digitais nesta sexta-feira (3) e vai estar na íntegra, num vídeo só, no canal do YouTube do artista. “Colocamos o DVD inteiro no YouTube, num arquivo único, para dar ao público aquela experiência de antigamente, de assistir um DVD por inteiro. Como era na época que comprávamos o DVD e colocávamos para assistir em casa. É uma experiência bacana e tenho certeza que os fãs aviãozeiros vão curtir também”, disse Xand à Tribuna do Paraná.

+Leia também: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e Leonardo confirmam volta do projeto ‘Amigos’

Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.
Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.

O novo trabalho traz 15 músicas, nove inéditas e seis que já eram do repertório do cantor. Xand reforça que o momento é importante para a música brasileira. “Em qualquer ritmo, vejo que a música brasileira está muito bem representada. Temos grandes artistas dando o nome no pop, no funk, no rock, no sertanejo e, é claro, no forró. Não só eu, mas temos também grandes cantores de forró fazendo sucesso no Brasil no momento e é muito bonito ver isso”.

Para o cantor, conhecido nacionalmente por ser vocalista da banda Aviões do Forró – que continua com suas atividades e Xand no comando – as pessoas precisam não só valorizar a música produzida aqui, mas também dar uma chance para o material nosso. “Quem não consegue ver esse grande momento da música nacional, precisa dar uma chance para os artistas incríveis que temos aqui. Garanto que vão se surpreender positivamente’.

Em tempos em que as músicas mais ouvidas nacionalmente ficam entre dois gêneros, o funk e o sertanejo, Xand conseguiu, com uma de suas novas músicas de trabalho, Casal Raiz, ser exceção à regra. A música entrou para o top 50 do Spotify e é uma das mais ouvidas Brasil afora. “Mas não existe uma fórmula para isso. O que existe é fazer a música com o coração e fazer música boa. O meu sonho sempre foi ser cantor e eu sempre me dediquei à música de corpo e alma. Cada música que eu faço, que eu produzo ou que eu canto, me entrego por inteiro. Esse é o segredo”, comentou. Ouça a música:

Neste novo DVD, o cantor traz uma parceria do sertanejo Gusttavo Lima. “E foi muito bom poder contar com o Gusttavo. Curti demais o resultado da música, ficou incrível. A voz dele ficou perfeita na melodia. Espero que vocês também gostem”.

Essa junção de forças, segundo avaliação de Xand, é o que também faz com que a música brasileira se popularize mais. “Com certeza sim. Acho que fazer parcerias é algo positivo para todos os artistas envolvidos. Não só por uma questão de público e consumo, mas principalmente pela troca musical”.

Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.
Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.

Alçando novos ares

Aos poucos, desde quando começou a carreira, Xand conquista cada vez mais outras regiões além do Nordeste, onde surgiu. Isso tudo já faz o cantor se considerar vitorioso. “Me considero um vencedor só por ter realizado o meu sonho, que sempre foi ser cantor. Fazer sucesso cantando o ritmo do meu coração, que é o forró, isso é muito bom, muito incrível. Fico muito feliz”.

Gravado num cenário lindíssimo, que contempla a bela paisagem da Baía de Guanabara, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, mais do que um novo projeto, o novo DVD de Xand também pode ser considerado como uma aposta do cantor. “Escolhemos o Rio de Janeiro por diversos motivos, um deles, é claro, porque queremos crescer ainda mais o forró no sudeste”, revelou.

Apesar de buscar novos ares, Xand destacou a beleza do Rio. “Foi por isso que escolhemos também. O Rio é um dos lugares mais bonitos que eu já conheci, com uma beleza natural incomparável. Tanto é que optamos por não usar nenhuma pirotecnia, quisemos fazer um sunset com a cidade do Rio de Janeiro ao fundo, que é lindo demais”.

Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.
Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação.

E Curitiba?

Além do Sudeste, é visível que o forró precisa ganhar também outras regiões do país. Curitiba, embora os números dos aplicativos de música mostrem que exista público, é uma região em que os artistas conhecidíssimos no Nordeste demoram a chegar. Wesley Safadão e Simone & Simaria, por exemplo, só se apresentaram na capital paranaense depois de alguns anos de sucesso nos outros estados.

Xand disse à Tribuna do Paraná que conhece a cidade, mas quer mais do que isso. “Conheço Curitiba, gosto muito do Paraná, mas ainda não me apresentei por aí. Esse é um dos meus planos futuros também. Espero poder levar o meu show aí para vocês o quanto antes”, concluiu o cantor.

Ouça as músicas do novo DVD de Xand:

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Em Curitiba, Dinho Ouro Preto fala sobre novo álbum e a importância da democracia