Divulgação

Salles dirige com Coppola.

O romance On the road – Pé na estrada, de Jack Kerouac, vai chegar ao cinema pelas mãos de Francis Ford Coppola e do brasileiro Walter Salles, diretor de Diários de motocicleta.

A produtora American Zoetrope, de Coppola, é dona dos direitos do livro para o cinema desde 1979. De acordo com o próprio Coppola, o livro já foi cortejado por vários diretores ao longo dos anos.

?On the road é inerentemente difícil de adaptar para a tela, e até agora não tínhamos encontrado a combinação certa de diretor e roteirista que pudesse lhe fazer justiça?, disse Coppola, que cuidará da produção executiva.

A ?combinação certa? surgiu na forma do diretor Walter Salles e do roteirista José Rivera. Os dois já trabalharam juntos em Diários de motocicleta, de 2004, que relata o despertar político do guerrilheiro latino-americano Ernesto Che Guevara.

Walter Salles acaba de lançar seu primeiro filme rodado em inglês, Água negra, estrelado por Jennifer Connelly.

Publicado em 1957, On the road teve papel fundamental na origem do movimento beat. O livro é narrado pelo mal disfarçado alter ego de Kerouac, Sal Paradise, que se inspira para pôr o pé na estrada e conhecer a América.

A história acompanha seus altos e baixos enquanto ele viaja de carona, anda de trem sem pagar passagem, conhece outros viajantes e luta para conseguir comer.

?On the road é um livro seminal que captou a voz de toda uma geração, com sua sede de viver, sua rejeição das verdades impostas e sua insatisfação com o status quo?, disse Salles. ?O livro é tão moderno hoje quanto foi quatro décadas atrás.?

A produção e a escolha do elenco estão previstas para começar em 2006.