A capital paranaense recebe pela segunda vez a maior exposição mundial de fotojornalismo, considerada o ?Oscar? do setor. A World Press Photo WPP tem patrocínio internacional do Grupo TNT N.V. e de O Boticário e no Brasil já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Em Curitiba, a mostra acontece no Espaço Boulevard do Shopping Estação, no período de 26 de janeiro a 22 de fevereiro.

Neste ano, também serão realizadas, paralelamente à exposição, mesas temáticas de fotojornalismo e esportes, meio ambiente e direitos humanos. As mesas acontecerão no Estação Embratel Convention Center nos dias 2, 7 e 14 de fevereiro, respectivamente.

O WPP é uma instituição holandesa sem fins lucrativos que trabalha em prol da liberdade de expressão e do respeito aos direitos humanos. Desde que foi fundada, em 1955, vem premiando imagens de diversas partes do mundo. As fotos selecionadas são organizadas em uma exposição que passa por mais de 80 cidades e é vista por cerca de um milhão de pessoas. Neste ano, o Brasil recebe a mostra com os vencedores da 48.ª edição do prêmio. No total, 199 fotografias serão expostas no Shopping Estação.

A edição 2005 do World Press Photo quebrou dois recordes: o número de fotógrafos e o número de fotografias que participaram. Foram 4.266 profissionais, de 123 países, que inscreveram 69.190 imagens no concurso internacional mais prestigiado na área de fotografia. A seleção dos vencedores desta edição aconteceu em Amsterdã entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro.

Das 10 categorias, o júri premiou 63 fotógrafos de 24 nacionalidades: Alemanha, África do Sul, Argentina, Austrália, Áustria, Bangladesh, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Irlanda, Israel, Itália, México, Noruega, Peru, Porto Rico, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Os jurados do 48.ª World Press Photo selecionaram a foto do indiano Arko Datta como a vencedora de 2005. A imagem mostra uma indiana lamentando a perda de um parente morto na catástrofe do tsunami asiático. A foto foi tirada em Cuddalore, Tamil Nadu, em 28 de dezembro de 2004. Está também entre as premiadas a foto do brasileiro J.F. Diorio, do jornal O Estado de S. Paulo, tirada em 30 de agosto de 2004, durante o incêndio da favela Buraco Quente, na região sul de São Paulo. Na ocasião, o fogo destruiu mais de 200 ?barracos? em poucos minutos.

Para o diretor geral da TNT Logistics América do Sul, Giuseppe Chiellino, o patrocínio internacional do World Press Photo está alinhado aos interesses da empresa, que se estendem além de objetivos empresariais. ?É um orgulho relacionar nossa marca a um projeto de tamanha abrangência?, destaca ele, ressaltando também a parceria da TNT com a World Food Programme (Programa Mundial de Alimentação), para ajudar a combater a fome.

Serviço:

Exposição World Press Photo – no Shopping Estação Boulevard Avenida Sete de Setembro, 2.775 Curitiba – PR , de 26 de janeiro a 22 de fevereiro. Horário: das 10h às 22h – Entrada franca – Informações: 41 2101-9000.