As aulas das escolas públicas estaduais recomeçam nesta quinta-feira (27). Ainda hoje a Secretaria de Educação inicia a distribuição de 5,4 milhões de exemplares de livros didáticos públicos de todas as disciplinas, e coloca à disposição dos alunos a TV Paulo Freire, novos laboratórios de informática e uma coletânea de temas paranaenses para a Biblioteca do Aluno.

Segundo a chefe do departamento de Infra-estrutura da Secretaria de Educação Ana Lúcia Schullan, o processo de volta às aulas está transcorrendo dentro da normalidade. ?Até mesmo os cursos técnicos profissionalizantes e de educação de jovens e adultos, que nessa época abrem novas turmas, já foram viabilizados?.

A única situação ainda não resolvida é a da Escola Jardim Europa, de Toledo, que continua em reforma. ?Estamos contando com a sensibilidade do prefeito, que está colaborando com o transporte dos alunos até uma outra escola enquanto a situação não se normaliza?, destaca Ana Lúcia.

O departamento de Infra-estrutura já prepara sua logística para o processo de rematrículas e matriculas. Para que não ocorram problemas de ensalamento no início de 2007, as escolas já receberam os formulários para indicar as preferências dos alunos que concluem o ensino fundamental.

Capacitação

Nos dias 24 e 25 deste mês os professores participaram de capacitação preparatória para o segundo semestre do ano letivo de 2006. Nesta quarta-feira (26) todas as escolas realizaram a reunião pedagógica, de acordo com o que determina o Plano Estadual de Educação.

Segundo a Secretaria de Educação, os educadores também estão sendo recebidos com uma novidade. Trata-se da Biblioteca do Professor, com um acervo de 211 livros, já disponível em todas as escolas.