A Prefeitura de Curitiba promove, de 7 a 18 de agosto, os Jogos Especiais de 2006, que fazem parte do programa Amigo Curitibano, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS). Estão inscritos 900 atletas.

As atividades acontecerão no Ginásio de Esportes do Centro Universitário Positivo (UnicenP), rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, no Campo Comprido.

Os jogos reunirão 28 instituições de atendimento à pessoa portadora de deficiência nas áreas auditiva, mental, física e visual. Neste ano, participarão também atletas da área de condutas típicas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os Jogos Especiais de Curitiba 2006 visam a descoberta de novos talentos, ações de inclusão, participação e integração social e a construção coletiva de cidadania. A meta é estimular a convivência entre portadores de deficiências e a sociedade.

Lançado em dezembro de 2005, pelo prefeito Beto Richa, o programa Amigo Curitibano atende a pessoas com deficiências, através de um sistema público organizado em rede, que possibilita a disseminação da informação rápida e eficiente, além da agilização nos atendimentos e a promoção da inclusão social dos portadores de deficiências.