Foto por: Christophe Simon

A rainha Sofia, os príncipes de Astúrias, o tenista Rafael Nadal e a estrela do basquete Pau Gasol presenciarão no domingo a final da Copa do Mundo em Johannesburgo, junto com milhares de torcedores da ‘Fúria’, enquanto o Rei e o presidente do Governo preferiram assistir à partida em Madri.

A rainha Sofia, que já esteve na quarta-feira na partida das semifinais contra a Alemanha em Durban, vestida com as cores espanholas, ficou na África do Sul para assistir à final no domingo às 20h30 locais (15h30 de Brasília) ao lado do príncipe Felipe e de sua esposa Letizia.

Os Príncipes de Astúrias já haviam viajado para a África do Sul quando a seleção de Vicente del Bosque teve sua estreia decepcionante contra a Suíça (derrota por 1-0).

Já o rei Juan Carlos, de 72 anos, ficará em Madri e acompanhará a partida contra a Holanda pela televisão.

O monarca, que foi submetido a uma cirurgia no dia 8 de maio para a retirada de um tumor benigno do pulmão, tem aparecido pouco em público.

“Continua se recuperando e a viagem de dez horas (para Johannesburgo) é muito longa”, indicou à AFP um porta-voz da Casa Real.

Quem também não assistirá à final é o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou a vice-presidente do Governo, María Teresa Fernándes de la Vega.

Zapatero já havia indicado na quinta-feira que a viagem talvez não fosse possível, ao lembrar que tinha de preparar o debate sobre o estado da Nação, previsto para a próxima semana no Congresso.

Apesar dessas ausências, os espanhóis terão outro reforço de peso nas tribunas: o tenista espanhol Rafael Nadal.

“Vamos Espanha! Rafa estará na África do Sul”, indica o seu site oficial. “Normalmente vemos jogadores quando Rafa joga, mas agora os papéis se inverteram e Rafa Nadal anunciou que estará na África do Sul no próximo domingo, apoiando a equipe espanhola”, acrescentou um comunicado divulgado no site.

O tenista é “amigo” de vários integrantes da ‘Roja’ e teria trocado mensagens de texto com alguns integrantes da equipe enquanto disputava recentemente o torneio de Wimbledon, onde se sagrou- bicampeão no domingo.

A estrela espanhola do basquete Pau Gasol também confirmou sua presença na final, indicou na quinta-feira a imprensa do país.