crepechocolate090308.jpgMulheres, mulheres… essas incríveis mulheres. Na cozinha, então, são incríveis. E com o tempo recuperam o espaço que já foi todo delas e que andou subjugado pela grande força de uma geração incrível de chefs homens, responsável pela definitiva guinada na gastronomia internacional.

Para cada um de nós a mulher na cozinha tem um significado especial. Desde o toque de saudades de um sabor que vinha das guloseimas preparadas por nossas avós, com certeza.

O toque feminino na cozinha também tem feito a diferença em alguns dos principais restaurantes que conhecemos. Nada mais sugestivo, portanto, que homenagear essas criativas profissionais nessa prorrogação do Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem em todo o mundo. E 13 delas estão aqui, contribuindo com algumas obras de arte da gastronomia curitibana, num presente especial aos gourmets leitores de Paladar.

A começar pela chef do ano eleita pela Revista Gula. Geraldine Miraglia tem no Ravióli tricolor com recheio de salmão e molho de limão um símbolo de sua Oli Gastronomia, não por acaso eleito o melhor bistrô da cidade. Trata-se de um prato que abriu o cardápio da casa, de vez em quando sai, mas volta para atender os apelos dos clientes. Também na área das massas, Solange Schneider circula com garbo. Por mais de dez anos chef do inesquecível Pecatto, hoje trabalha com eventos e comanda o Empório Rosmarino, oferecendo as nobres e saborosas criações congeladas exatamente da forma como eram consumidas em seu restaurante. Caso dessa receita de Fagottini de bacalhau ao molho napolitano, de delicado e marcante sabor, ao combinar o recheio de bacalhau com o molho à base de tomates, alcaparras e azeitonas.

Nosso cardápio especial de hoje tem duas opções de peixe. Ivone Cardoso da Silva, chef do Hotel Deville Express inspirou-se na Páscoa que se aproxima e apresentou um Filé marítimo ao molho de chocolate, com os filés de peixe branco recheados com barras de chocolate, que também entra no molho. Eva Santos, a sempre inspirada chef do Restaurante Bar do Victor (eterno ganhador do prêmio de melhor pescado de Curitiba), propõe um Pochê de dourado-do-mar com purê de aipim, nirá, espinafre e molho de alho-poró, um prato de tons tão suaves quanto delicado no sabor. A combinação dos diferentes vegetais dá o toque diferencial.

Ainda pelo mar, do Mabu Resort Hotel vem a contribuição da chef Claudia França, Camarão às finas ervas, de preparo simples e ótimo resultado. O camarão de Manu Buffara já tem um toque mais ousado, vindo da moderna cozinha que foi sua escola na Europa. A jovem chef do Grand Hotel Rayon apresenta Camarões grelhados com tripla infusão de azeite, que sugere acompanhamentos inusitados, a começar por uma caipirinha de laranja e gengibre. Pode parecer complicada, mas a execução está ao alcance de qualquer bom gourmet.

E como nosso cardápio é completo, chegam as carnes vermelhas. A começar pelo pato, no Magret de canard, redução de vinagre balsâmico e manga grelhada, trazido por Fanie Delatte, restaurantrice proprietária do Bistrot L’Épicerie, casa que acaba de completar o primeiro aniversário sem nunca deixar de estar lotada. Celeste Farias, chef do Taj Bar, sugere o Western Steak, com o toque de molho oriental que tão bem combina com a bela peça de mignon. E Joy Perine apresenta um dos pratos favoritos de seus clientes no Zea Mais, o mais premiado restaurante contemporâneo da cidade: o Mignon Sur Ton intercala camadas dos escalopes na pimenta verde com um purê de grão-de-bico, acompanhado de patê de foie gras. Divino!

Para fechar o banquete das mulheres, sobremesas de se comer rezando. Ieda Lara, que fechou seu Empório Gourmet para trabalhar com eventos e dar aulas de gastronomia, indica um sabor bem brasileiro, que talvez lembre nossas avós: Torta Romeu e Julieta, combinando goiabada e queijo, é claro. Daniela Prosdócimo Caldeira, do concorrido bufê La Table Gastronomie, preparou uma Tartelette de amêndoas e caramelo. E as jovens proprietárias do Cuore di Cacao, Bibiana e Carolina Schneider, criaram um Crepe de chocolate e pêra inigualável. Precisa mais?

Abençoadas sejam essas incríveis mulheres que tudo fazem para aumentar nosso prazer de viver. Bom apetite!

Ravióli tricolor com recheio de salmão e molho de limão

Foto: Daniel Derevecki

Geraldini Miraglia, chef da Oli Gastronomia.

Por Geraldine Miraglia, chef da Oli Gastronomia

Para as massas:

Ovos:

150 g farinha de trigo

150 g semolina

3 ovos

sal a gosto

Espinafre:

150 g farinha

150 g semolina

40 g de espinafre já cozido e espremido

3 ovos

sal a gosto

Cacau:

100 g farinha

50 g cacau 70%

150 g de semolina

3 ovos

sal a gosto

Foto: Fernando Ziviane

Preparo das massas:

Junte os ingredientes secos, misture bem. Abra um buraco no meio e coloque ali os ovos. Misture aos poucos e sove para dar o ponto. Forme uma bola, embrulhe em papel filme e deixe-a descansando por 15 minutos. Prepare retângulos de 1 cm de largura, 0,5cm de espessura e 10 cm de comprimento. Junte um retângulo de cada cor, um ao lado do outro, pressionando-os uns contra os outros, cuidadosamente.

Passe-os no cilindro, até que estejam na espessura desejada.

Recheio:

300 g de salmão picado

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de salsinha

sal e pimenta branca

Aqueça o azeite, coloque o alho apenas até que comece a amolecer. Junte o salmão, salteando-o para que fique no ponto. Acrescente a salsinha. Deixe esfriar, coloque em pequenas quantidades sobre a massa já aberta. Passe um pouco de clara em volta do recheio. Cubra com outra tira da massa, cuidando para que as cores fiquem na seqüência contrária ao outro lado. Corte com um cortador do formato desejado. Reserve.

Molho de limão

100 ml de creme de leite

50 ml de court-bouillon

suco de ½ limão

Apresentação

Cozinhe os raviólis em uma panela com bastante água e sal grosso. Escorra-os. Passe-os em azeite de oliva previamente aquecido. Coloque-os sobre o molho de limão. Decore com raspas de limão e pistache.

Rendimento: 4 porções.

Oli Gastronomia
Rua Senador Saraiva, 209 – São Francisco
Fone: (41) 3016-8696

Fagottini de bacalhau ao molho napolitano

Foto: Rodrigo Browne

Solange Schneider, chef do Empório Rosmarino.

Por Solange Schneider, chef do Empório Rosmarino

Massa:

280 g de farinha de trigo

120 g de farinha de sêmola

4 ovos

Modo de Preparo:

Bater os ovos ligeiramente com um garfo.

Acrescentar esta mistura às farinhas previamente peneiradas juntas.

Amassar energicamente, até a mistura ficar homogênea e não grudar mais nas mãos, acrescentando mais farinha de trigo, se necessário. Enrolar em filme plástico e deixar "descansar" por 15 minutos.

Recheio:

500 g de bacalhau em lascas

30 ml de azeite de oliva

100 g de batatas

50 g de cream cheese

salsinha/sal/pimenta/alho

Modo de preparo:

Foto: Marcos Campos

Dessalgar o bacalhau, deixando-o de molho em água fria na geladeira por 24 h, trocando a água 3 a 4 vezes.

Retirar os espinhos e escorrer a água.

Aquecer o azeite de oliva em frigideira antiaderente e dourar levemente o dente de alho inteiro. Acrescentar o bacalhau. Refogar ligeiramente, acrescentar a pimenta e o sal, se necessário. Retirar o alho.

Cozinhar as batatas sem casca e passá-las pelo espremedor, formando um purê.

Acrescentar ao bacalhau refogado, juntando o cream cheese e a salsinha. Provar o sal. Levar ao refrigerador.

Preparo dos Fagottini:

Abrir a massa com cilindro apropriado ou rolo de macarrão, até a espessura de 2 mm aproximadamente, em superfície enfarinhada.

Cortar quadrados de 4 x 4 cm , colocar uma bolinha de recheio no centro, e fechar as pontas da massa, formando uma "trouxinha".

Cozinhar em abundante água fervente com sal por 3 a 4 minutos ou até atingir o ponto desejado. Escorrer e servir com o molho.

Molho Napolitano:

2 latas de pomodoro pellati (tomates italianos)

50 ml de azeite de oliva

2 dentes de alho picados

100 g de cebolinhas em conserva

100 g de azeitonas pretas sem caroço

30 g de alcaparras

folhas de manjericão

Aquecer o azeite de oliva e dourar levemente as cebolinhas e o alho.

Acrescentar o tomate italiano previamente passado por uma peneira (para retirada das sementes), as azeitonas e as alcaparras. Deixar ferver por alguns minutos.

Desligar o fogo e acrescentar as folhas de manjericão.

Servir sobre os "fagottini".

Rendimento: 4 porções.

Empório Rosmarino
Rua Fernando Simas, 334 – Bigorrilho
Fone: (41) 3224-3010

Filé marítimo ao molho de chocolate

Foto: Monique Pimentel

Ivone Cardoso da Silva, chef do Hotel Deville Express.

Por Ivone Cardoso da Silva, chef do Hotel Deville Express

Ingredientes:

1 kg de filé de peixe

1 limão

1 colher (sopa) de Ajinomoto

3 dentes de alho

Sal a gosto

Calda:

Foto: Monique Pimentel

2 colheres chocolate ralado

1 colher de Nescafé

1 copo de leite

Deixe o peixe no tempero por uma hora. Depois recheie com pedaços de chocolate meio amargo. Empane com ovos e farinha de trigo, e frite em temperatura de 130º C.

Derreta os ingredientes da calda em banho-maria.

Despeje sobre os filés e sirva quente.

Rendimento: 4 porções.

Hotel Deville Express
Rua: Amintas de Barros, 73 – Centro
Fone: (41) 3322-8558

Pochê de dourado-do-mar com purê de aipim, nirá, espinafre e molho de alho-poró

Foto: Allan Costa Pinto

Eva Santos, chef do restaurante Bar do Victor.

Por Eva Santos, chef do restaurante Bar do Victor

Ingredientes:

400 g de dourado-do-mar limpo e em 2 postas

1 litro de calda de peixe

300 g de aipim

½ maço de espinafre

3 talos de alho-poró (só a parte branca)

400 ml de espumante branco

10 grãos de coentro

Sal e pimenta

50 g de parmesão

50 g de manteiga (para o purê de aipim)

100 ml de leite

50 g de manteiga p/ molho de alho-poró

1 maço de ciboulette picada

Caldo de Peixe

3 espinhas de linguado ou de 1 cabeça de robalo ou de garoupa

4 tomates

1 cenoura

2 talo de alho-poró

1 talo de salsão

1 galho de manjericão

5 dentes de alho inteiros

1 folha de louro

5 grãos de zimbro

5 grãos de pimenta da Jamaica

Preparo:

Foto: Allan Costa Pinto

Lave bem as espinhas ou a cabeça do peixe até sair todo o sangue. Encha uma panela de água e ponha para ferver. Adicione todos os ingredientes limpos e picados grosseiramente. Deixe ferver por aproximadamente 1 hora. Coe e reserve.

Lave o espinafre, o nirá e reserve. Cozinhe o aipim até ficar macio, passe pelo processador e reserve. Corte a parte branca do alho-poró bem fininha e murche em uma panela com 50 g de manteiga. Em seguida junte o espumante, os grãos de coentro, sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos.

Em uma panela, coloque o caldo para ferver, em seguida coloque as postas do peixe para cozinhar por 10 minutos.

Enquanto isso, finalize o purê de aipim com leite, manteiga, parmesão, sal, pimenta e ciboulette.

Em uma frigideira, refogue rapidamente o nirá com o espinafre.

Para montar o prato individual, coloque o purê de aipim no fundo do prato, o espinafre o nirá, em cima as postas do peixe e o molho de alho-poró em volta.

Restaurante Bar do Victor
Rua Lívio Moreira 284 – São Lourenço
Fone: (41) 3353-1920
Site: www.bardovictor.com.br

Camarão às finas ervas

Claudia França, chef do Mabu Parque Resort.

Por Claudia França, chef do Mabu Parque Resort

Ingredientes:

230 g de camarão pistola

2 colheres (sopa) de manteiga

20 g de finas ervas

Sal e pimenta a gosto

300 g de batatas cozidas

2 colheres (sopa) de leite para o purê

1 ramo de agrião

1 tomate

1 limão

Modo de preparo:

Amasse as batatas, misture o leite e a manteiga e mexa até ficar cremoso.

Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto.

Grelhe os camarões e refogue o agrião na manteiga.

Montagem do prato:

Coloque o purê de batata em círculo, deixando um espaço no meio para o agrião.

Sobre o purê coloque os camarões, sobre os camarões as ervas finas na manteiga.

Decore com tomate e limão.

Rendimento: 2 porções.

Mabu Parque Resort
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 – CIC
Fone: (41) 3341-1400

Torta Romeu e Julieta

Ieda Lara, chef e professora do Espaço Gourmet Gastronomia.

Por Ieda Lara, chef e professora do Espaço Gourmet Gastronomia

Ingredientes:

1 pacote de ricota fresca (600 g)

1 copo de açúcar

2 copos de leite

1 lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de maisena

4 gemas peneiradas

4 claras em neve

200 g de goiabada cortada em cubos

1 copo de vinho tinto seco

½ copo de água filtrada

1 pedaço de canela em rama

2 anises estrelados

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador, bata os demais ingredientes e misture delicadamente às claras em neve. Despeje em forma untada desmontável, cubra com papel alumínio e asse em forno médio. Tire o papel alumínio quando a torta já estiver firme, somente para dourar.

Calda: leve ao fogo todos os ingredientes numa panela de fundo grosso até derreter a goiabada. Sirva a torta gelada com a calda quente e decore com anis e folhas de hortelã.

Rendimento: 10 porções.

Espaço Gourmet Gastronomia
Alameda Prudente de Moraes, 212 – Mercês
Fone: (41) 8808-8952.

Magret de canard, redução de vinagre balsâmico e manga grelhada

Foto: Ciciro Back

Fanie Delatte, restaurantrice proprietária do Bistrot L’Épicerie.

Por Fanie Delatte, restaurantrice proprietária do Bistrot L’Épicerie

Ingredientes

4 magrets (peito de pato)

400 ml de vinagre balsâmico

100 ml de vinho tinto

1 manga madura

tomilho fresco para decoração

Modo de preparo

Reduza o vinagre balsâmico e o vinho tinto em fogo baixo até aproximadamente um terço da quantidade inicial.

Descasque as mangas, corte em fatias médias de um centímetro de espessura. Em uma grelha pré-aquecida coloque os pedaços de manga, deixando grelhar de ambos os lados. Reserve em local quente.

Foto: Ciciro Back

Retire os excessos de gordura das laterais do peito de pato e faça cortes em losango no lado da gordura, sem deixar a faca atingir a carne. Coloque os peitos, com o lado da gordura para baixo, em uma frigideira pré-aquecida sem utilizar óleo, deixe dourar e derreter parte da gordura em fogo alto (aproximadamente 4 minutos). Vire e, quando a carne chegar ao ponto desejado, retire e corte em fatias de meio centímetro.

Em um prato pré-aquecido monte o pato em formato de leque e em frente coloque duas fatias de manga. Disponha o molho sobre o pato e decore com o tomilho.

Rendimento: 4 porções.

Bistrot Français L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Fone: (41) 3079-1889
Site: www.lepicerie.com.br

Crepe de chocolate e pêra

Foto: Daniel Derevecki

Por Bibiana e Carolina Schneider, do Cuore di Cacao

Ingredientes para a massa de crepe:

125 g de farinha de trigo

25 g de açúcar

1 pitada de sal

2 ovos

250 ml de leite integral

aproximadamente 30g de manteiga para untar

Ingredientes para o recheio:

3 peras

80 g de chocolate meio amargo (53-55% de cacau)

200 g de creme de leite UHT

100 ml de poire (aguardente de pêra)

Modo de Preparo ? massa de crepe:

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto a manteiga).

Preparar os crepes em frigideira antiaderente, untando-a com a manteiga antes de cada
nova porção de massa.

Foto: Daniel Derevecki

Modo de Preparo ? recheio:

Derreter o chocolate juntamente com o creme de leite em microondas em potência
média-baixa.

Mexer com um fouet.

Montagem:

Espalhar o recheio de chocolate na metade do crepe.

Fatiar finamente as peras e dispor fatias lado a lado em cima do recheio em ¼ do crepe.

Dobrar ao meio e depois dobrar mais uma vez, formando um triângulo.

Flambar em frigideira com o poire.

Servir quente.

Cuore di Cacao
Rua Fernando Simas, 334 ? Bigorrilho
Fone: (41) 3014-4010
Site: www.cuoredicacao.com.br

Camarões grelhados com tripla infusão de azeite

Foto: Allan Costa Pinto

Por Manu Buffara, chef do Grand Hotel Rayon

Para o camarão

4 unidades de camarão pistola

Azeite de wasabi *

Azeite de caramelo com cacau *

Azeite de furiaki (mistura de algas) *

Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de cada azeite e grelhe os camarões.
Tempere com sal e pimenta.

* Para os azeites

Uma semana antes, iniciar a preparação das infusões de azeite.

Azeite de wazabi

Para cada litro de azeite de oliva extra virgem, adicione 100 g de wasabi. Aqueça o
azeite a 75º ou um pouco antes de atingir a fervura e adicione o wasabi. Coloque em um
recipiente e deixe em infusão por uma semana.

Azeite de caramelo com cacau

Para cada litro de azeite de oliva extra virgem, adicione 50 g de uma boa calda de
caramelo (comprada pronta) e 50g de cacau puro em pó. Aqueça o azeite a 75º ou um
pouco antes de atingir a fervura e adicione o caramelo e o cacau. Coloque em um
recipiente e deixe em infusão por uma semana.

Azeite de furiaki

Para cada litro de azeite de oliva extra virgem, adicione 100 g de furiaki (comprada
pronta). Aqueça o azeite a 75º ou um pouco antes de atingir a fervura e adicione a
furiaki. Coloque em um recipiente e deixe em infusão por uma semana.

Foto: Allan Costa Pinto

Acompanhamentos

Para o purê

150 g de batata cozida

60 g de espinafre

1 colher de mascarpone

Amasse as batatas e reserve. Escalde o espinafre na água e bata no liquidificador.
Tempere com sal e pimenta. Misture o espinafre no purê e coloque uma colher de
mascarpone. Se precisar, coloque mais sal.

Xarope de manga e maracujá

25 ml de suco de manga

25 ml de suco de maracujá azedo

100 g de açúcar

Coloque numa panela os sucos e o açúcar e deixe engrossar até que vire um xarope.

Para a caipirinha

1 laranja

gengibre a gosto

1 colher (sopa) de açúcar

1 dose de vodca

Gelo a gosto

Fatie grosseiramente uma laranja. Rale o gengibre. Coloque em um copo e acrescente o
açúcar. Soque com um socador. Adicione a vodca. Misture delicadamente e encha o
copo com cubos quebrados de gelo.

Para a espuma de lima da pérsia

Para um sifão de um litro

500 ml de nata

200 g de mel líquido

2 ovos

Suco de 1 lima da pérsia

Misture bem o mel, os ovos e o suco de lima. Depois acrescente o creme de leite. Encha
o sifão e coloque as cápsulas. Deixe repousar na geladeira por 2 horas. Sirva em cima
da caipirinha.

Na batedeira

Quem não tiver sifão, pode fazer a espuma em batedeira. Bata o mel, os ovos e o suco
de lima até ficar uma espuma. Depois acrescente o creme de leite. Sirva em cima da
caipirinha.

Monte o prato de acordo com sua criatividade.

Rendimento: 1 porção.

Restaurante Galla (Grand Hotel Rayon)
Visconde de Nacar, 1424 ? Centro
Fone: (41) 2108-1100

Mignon sur ton

Por Joy Perine, chef do restaurante Zea Maïs

Ingredientes:

Massa folhada:

1 rolo de massa folhada

Purê de grão-de-bico:

240 g de grão-de-bico

50 g de cogumelo paris em pequenos cubos

10 ml de azeite de oliva

Cebola caramelada:

200 g de cebola pérola

100 g de açúcar

30 g de glucose

100 ml de água

8 folhas de louro

50 ml de demiglace

Molho:

240 ml de demiglace

250 ml de vinho tinto suave

60 g de açúcar

50 g de pimenta verde

Escalopes:

4 medalhões, com aproximadamente 180 g cada, cortado em escalopes

Foie gras:

200 g de patê de foie gras

Temperos:

Sal

Pimenta

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Massa folhada:

Enrole a massa folhada, como um rocambole, corte em fatias finas. Leve ao forno a 180°
por 15 minutos. Reserve 4 fatias para decorar o prato.

Purê de grão-de-bico:

Cozinhe o grão de bico com água, até ficar bem macio. Processe até obter uma massa
bem homogênea, na consistência de um purê.

Em uma frigideira, aquecida com azeite de oliva, salteie os cogumelos com sal e pimenta.
Incorpore, ao purê, os cogumelos. Corrija, com sal e pimenta. Reserve e mantenha-o
aquecido.

Cebola caramelada:

Em uma panela grossa, dissolva o açúcar e a glucose na água. Leve ao fogo brando até o
ponto de um caramelo ralo. Acrescente as cebolas descascadas, o louro e o demiglace.
Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo somente quando a cebola estiver macia,
porém firme.

Molho:

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o açúcar até ficar dourado, coloque o vinho e
deixe reduzir. Acrescente o demiglace e as pimentas verdes. Corrija com sal e pimenta.
Mantenha-o aquecido.

Escalopes:

Tempere os escalopes com sal e pimenta. Em uma frigideira de fundo grosso, doure os
escalopes, até ficarem no ponto desejado. Reserve.

Foie gras:

Com o auxílio de duas colheres, faça 4 quenelles e reserve.

Montagem:

Em um prato intercale os escalopes com o purê de grão de bico. Regue a carne com o
molho de pimenta verde. Disponha na outra extremidade 3 cebolas carameladas com
uma folha de louro. Ao lado dos escalopes coloque o patê de foie gras e a massa
folhada.

Rendimento: 4 porções.

Restaurante Zea Maïs
Rua Barão do Rio Branco, 354 ? Centro
Fone: (41) 3232-3988
Site: www.zeamais.com.br

Tartelette de amêndoas e caramelo

Foto: Diego Pisante

Por Daniela Prosdócimo Caldeira, chef do bufê La Table Gastronomie

Massa (Patê sucre)

115 g de manteiga

50 g de açúcar

200 g de farinha

1 gema de ovo

25 g de nata

Misture todos os ingredientes em um processador até que fique uma massa lisa. Enrole
em filme e deixe gelar por 2 horas.

Enforme as forminhas individuais ou uma forma grande de quiche, refrigere por 30
minutos e asse em forno pré aquecido.

Foto: Walter Morgenthaler

Recheio

480 g de açúcar mascavo

100 g de açúcar comum

350 g de manteiga

90 g de nata

350 g de karo

amêndoas laminadas (levemente torradas)

Apure todos os ingredientes do recheio juntos, com exceção das amêndoas. Quando
estiver no ponto de caramelo, desligue o fogo e acrescente as amêndoas. Coloque o
recheio nas forminhas com a massa pré-assada.

Sirva em temperatura ambiente.

Rendimento: 4 porções.

La Table Gastronomie
Av. Nossa Senhora Aparecida, 742-G ? Seminário
Fone: (41) 3274-0875

Western steak

Por Celeste Farias, chef do Taj Bar

Ingredientes:

400 g de file mignon

8 batatinhas (baby)

4 cebolinhas (baby)

2 porções de legumes variados e cortados em pequenos pedaços

Molho pronto (tonkatsu)

Sal a gosto

2 dentes de alho

200 g de manteiga

Modo de preparo:

Corte o mignon em dois ou quatro pedaços, passe sal neles e em uma frigideira de ferro
bem quente doure-os junto com o alho inteiro.

Foto: Dupla Gamma

Frite as cebolas e as batatas com casca na manteiga com sal.

Grelhe os legumes no azeite de oliva por pouco tempo para ficar al dente.

Sirva todos os ingredientes em um prato grande e regue o mignon com molho tonkatsu.

Rendimento: 2 porções.

Taj Bar
Rua Bispo Dom José, 2302 ? Batel
Fone: (41) 3343-4467
Site: www.tajbar.com.br