Na próxima quinta-feira (25), o grupo de palhaços Especialistas da Alegria, do Hospital Erasto Gaertner, levará a campanha Outubro Rosa para o Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba. A ação, que busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, é voltada para os pais e responsáveis dos alunos, mas ensinando também as crianças desde cedo que prevenir é sempre o melhor remédio.

A abordagem será feita por dez palhaços voluntários, nos horários de saída da escola, dos turnos matutino (12h) e vespertino (17h50), e terá uma hora de duração. O grupo fará  distribuição de lenços, balões e panfletos com orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e práticas saudáveis necessárias para melhor qualidade de vida, feitas pelo corpo clínico do Hospital Erasto Gaertner.

De acordo com dados do Registro Hospitalar de Câncer do Erasto Gaertner, dos mais de 2.500 novos casos da doença registrados em 2017, 23,4% deles eram de mama e 7,3% de colo de útero – estes são os tipos mais comuns de câncer em mulheres, juntamente com o de pele. “50% das nossas pacientes com câncer de mama chegaram ao hospital nos estágios iniciais da doença, em que nossos índices de cura são superiores a 90% e, em relação ao câncer de colo de útero, o incremento se repetiu – nos últimos 10 anos, percebemos um aumento no número de carcinona in situ no momento do diagnóstico, que certamente apresenta maiores chances de cura. Acreditamos que movimentos, como a campanha Outubro Rosa, fazem toda a diferença neste sentido, de consciência sobre a importância da prevenção e da informação”, destaca a diretora geral do HEG, Carla Martins.