Colisões de veículos com semáforos já causaram um prejuízo de R$ 293.895,64 à prefeitura de Curitiba desde o início deste ano. No período, a Superintendência de Trânsito (Setran) registrou a abertura de 60 chamados para consertos diversos: uma média de seis por mês.

+Viu essa? Curitiba retira 38 lombadas eletrônicas das ruas da cidade; veja o que vai acontecer!

“Além do custo, é um grave problema para a segurança viária de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres enquanto o semáforo fica inoperante e a estrutura passa pelo serviço de manutenção necessário, após cada novo acidente”, destaca a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella. Foram ao menos 7.885 horas trabalhadas em reparos com acidentes nos semáforos.

Os acidentes nesse tipo de estrutura incluem danos causados às colunas dos equipamentos voltados à sinalização para os veículos e, também, aos semáforos para pedestre, além de estragos nos porta-focos e nos chamados braços projetados (que liga a coluna implantada na calçada ao semáforo na via).

+Leia mais! Além da velocidade, radares de Curitiba flagram outras infrações de trânsito

“Nesses casos, desenvolvemos um trabalho para tentar identificar o condutor que provocou a colisão – e que muitas vezes foge do local – para que seja responsabilizado pelos danos. Abrimos um processo para que faça o devido ressarcimento dos custos com a recolocação da sinalização”, ressalta a superintendente da Setran.

Programa Vida no Trânsito

Relativa ao ano de 2020, a análise mais recente do Programa Vida no Trânsito (PVT) aponta que 39,2% do total de acidentes com mortes no trânsito da capital ocorreram após colisão. Na sequência, aparecem os atropelamentos, que correspondem a 35,4% dos acidentes fatais.

O PVT demonstra ainda que 71,3% dos acidentes com óbitos ocorrem em ruas e avenidas da capital, enquanto 22,1% estão em rodovias que cortam a cidade e 6,6% na Linha Verde. O período da noite é o que mais concentra os acidentes de maior gravidade: 36,5% do total. 

Web Stories

Império

Cora oferece falar do passado de Alfredo

Você sabia?

Cinco curiosidades sobre Curitiba que nem o curitibano raiz sabe!

Descubra!

Intrigantes e bizarras! Mais cinco histórias curiosas sobre Curitiba

Pra curtir!

Novas atrações turísticas de Curitiba! Partiu conhecer?