A irrigação no agronegócio é responsável por 60% do desperdício de água no Brasil, vindo em seguida o setor industrial (26%) e, por fim, o consumo humano (14%). O estudo foi feito pela empresa de consultoria especializada em uso racional da água H2C e divulgado no Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22).

No consumo doméstico, os três principais motivos para desperdício de água em domicílios são o chuveiro (46% de perda), a torneira de cozinha (14%) e o vaso sanitário (14%). Juntos, os três respondem por 74% da perda cotidiana de água numa residência. Os demais 26% de desperdício são provocados por outros motivos.

A consultoria também indica dez mandamentos para economizar o produto em casa. São os dez mandamentos da economia doméstica, e que funcionam. Obedecendo a essas dicas, o consumidor ajuda a economizar um produto finito e não renovável, explica o consultor e especialista em programas de racionalização de consumo de água da H2C, Paulo Costa.

O consultor assinala que, em média, um brasileiro consome 340 litros por dia de água nas metrópoles, quando a média ideal seria de 160 litros por dia, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Egito, o consumo diário é de 40 litros, e na Etiópia, de 1 litro por pessoa.

Lamentavelmente, a sociedade civil e o poder público ainda têm uma visão míope sobre a questão do consumo da água. A educação ambiental é a chave para uma conscientização a longo prazo, e deve começar com as crianças no ensino fundamental, ressalta Costa, acrescentando que países como França, Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Japão já têm a educação ambiental como matéria obrigatória no currículo escolar.

Os dez mandamentos para se economizar água nas residências, segundo a H2C:

1. Quando estiver lavando pratos com a mão, não deixe a água escorrer enquanto estiver enxaguando. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar.

2. Coloque para funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

3. Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar calçadas e economize água, tempo e dinheiro.

4. Se o chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu chuveiro por um mais eficiente, ou seja, que despeje menos água.

5. Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês.

6. Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina.

7. Feche a torneira enquanto escova os dentes, e economize até 1 000 litros de água por mês.

8. Feche a água enquanto você ensaboa seus cabelos, e economize até 500 litros de água por mês.

9. Feche a torneira enquanto faz a barba, e economize até 1.000 litros de água por mês.

10. Lave seu carro sobre o gramado e você molhará a grama ao mesmo tempo.