O prefeito de Altamira do Paraná, a cerca de 500 quilômetros de Curitiba, no centro-oeste paranaense, Jaldemo Gomes Duarte (PMDB), decretou feriado na cidade amanhã para que a população seja conscientizada sobre o problema dos pernilongos, que infestam a cidade. A prefeitura montou 34 equipes com cinco a seis pessoas cada uma, que visitarão as casas passando informações sobre a prevenção. Além de funcionários da saúde e da educação, várias entidades civis e lideranças se envolveram no evento.

Segundo a secretária de Saúde, Jaíra Pinheiro Duarte, com o feriado as pessoas devem ficar em casa e o trabalho de orientação será mais produtivo. A maior preocupação é com as cisternas, pneus, garrafas vazias e fossas a céu aberto. “Estamos fazendo uma grande convocação”, disse a secretária.

De acordo com ela, apesar do inverno o número de pernilongos é muito grande na cidade. “Precisamos fazer alguma coisa agora pois logo vem o verão e a preocupação é maior”, afirmou.

Em maio, num fórum de desenvolvimento realizado na cidade, o combate à infestação de pernilongos já tinha sido apontado como uma das prioridades no município. Segundo a secretária de Saúde, em uma segunda etapa do trabalho, a prefeitura deve utilizar veneno para pulverizar as casas. “Estamos vendo um produto que seja inofensivo à natureza”, disse.