Alunos das escolas estaduais do Paraná, de todos os níveis, terão aulas de Formação de Cidadania Plena, com enfoque na prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, a partir de agosto. A implantação da disciplina foi estabelecida nessa quarta-feira (20), pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, em razão do decreto assinado pelo governador Roberto Requião, na primeira quinzena do mês.

?Esse projeto visa promover a conscientização de todos os alunos e professores sobre a questão das drogas, para prevenção ao uso de entorpecentes e conseqüente melhoria da qualidade de vida e exercício da cidadania?, ressaltou Parzianello. A Coordenadoria Estadual Antidrogas (Cead), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, irá orientar as ações intersecretariais (das secretarias da Saúde, da Educação e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). ?Serão definidas abordagens, forma de condução do programa e organização do trabalho, representada por uma comissão de todas as pastas?, explicou Cleuza Canan, da Cead.

Polícias

A major Rita Aparecida de Oliveira, uma das responsáveis pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), apresentou sugestão ao secretário, para inserir a mesma disciplina na formação e capacitação das polícias Militar e Civil. ?É uma forma de desenvolvermos a humanização dos policiais, que terão a mesma linguagem a que os estudantes estarão acostumados?, justificou a oficial.

A psicóloga Carmen Bastos, da Secretaria da Saúde, considera as ações conjuntas das secretarias do Governo no projeto ?de vital importância para o favorecimento de outros projetos da própria saúde?. De acordo com o decreto governamental, essa Secretaria dará suporte técnico para o programa, em parceria com a Justiça e Cidadania.

A Secretaria da Educação terá a atribuição de definir quais as disciplinas existentes e incluir o tema, em seu conteúdo programático. Compete à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em concordância com as universidades e faculdades estaduais, a inserção da disciplina em seus cursos específicos e definir forma como será implantada.