A Secretaria Municipal de Educação começou a distribuir nesta semana um lote de 800 óculos para alunos de 154 escolas municipais e de 31 escolas estaduais. A distribuição, que deve ser concluída na semana que vem, faz parte das ações do Programa Nacional de Saúde do Escolar, do Ministério da Educação.

Desenvolvido para prevenir e corrigir problemas visuais em crianças da primeira série, o programa tem por objetivo garantir a saúde visual das crianças a fim de reduzir os índices de repetência e evasão escolar.

O programa prevê convênios com as prefeituras municipais para realização de consultas oftalmológicas, aquisição e distribuição de óculos aos alunos das primeiras séries do ensino fundamental das escolas públicas, com problemas identificados durante a avaliação da acuidade visual.

Em Curitiba, a execução do programa acontece por meio da articulação de ações entre a Secretaria Municipal de Educação, que organiza a participação de escolas públicas, e a Associação Paranaense de Oftalmologia, responsável pelo atendimento médico e confeccionar os óculos.

Mais de 18 mil crianças freqüentam as primeiras séries das escolas do município. Dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde demonstram que 10% dos alunos das primeiras séries do ensino fundamental público apresentam deficiência visual que, se não identificada e tratada, pode comprometer o processo de aprendizagem, necessitando assim de medidas corretivas.

Esta é a segunda faze do programa que teve início no ano passado. No período de agosto a novembro 21.990 meninos e meninas passaram por triagens realizadas nas escolas públicas da cidade. Destas, 3.976 foram encaminhadas para consultas e 2.363 compareceram ao atendimento. Vinte e cinco médicos fizeram parte da equipe que atendeu os meninos e meninas.