A Agência Nacional de Águas (ANA)  está formando um banco de dados sobre a água na cultura brasileira.O acervo inclui desde músicas e canções populares, poesias, livros e peças de teatro até manifestações na escultura, pintura,paisagismo, arquitetura e urbanismo. Também estão sendo registradasexpressões sobre o tema na língua portuguesa e nas línguas indígenas, bem como no humor, nas tradições religiosas e nos rituais e crenças populares.

A iniciativa está alinhada com o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para celebrar, em 22 de março de 2006, o Dia Mundial da Água. A data foi adotada pela  Assembléia Geral das Nações Unidas em 1992 e tem um tema específico a cada ano. A celebração do Dia Mundial da Água tem por objetivo fomentar em todo o mundo, de acordo com o contexto e as prioridades de cada nação, atividades de cons-cientização pública sobre a conservação e o uso da água, assim como a implementação da Agenda 21.

O resultado do trabalho da ANA, bem como outras iniciativas brasileiras sobre o tema, será apresentado nos eventos associados à 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8), entre os dias 20 e 31 de março, em Curitiba.