A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que realizará leilão para concessão de duas novas linhas de transmissão no dia 18 de novembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As concessões serão destinadas à instalação, operação e manutenção de 1.002 quilômetros de novas linhas em quatro Estados: Tocantins, Piauí, Bahia e Minas Gerais.

A primeira linha, que fará parte da interligação entre os subsistemas elétricos do Nordeste e do Nordeste, é a Colinas (TO) – Ribeiro Gonçalves (PI) – São João do Piauí (PI) – Sobradinho (BA). Ela terá circuito simples com capacidade de carga de 500 kV e aproximadamente 960 km de extensão. A segunda linha, que fortalece o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, será a Irapé (MG) – Araçauaí (MG), com circuito simples em 230 kV e cerca de 65 km de extensão. As linhas fazem parte de um grupo incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) em julho.

Este será o segundo leilão de concessões a ser realizado pela Aneel este ano. Ele será dividido em dois lotes, por meio dos quais serão ofertadas as duas linhas e três subestações. Os empreendimentos devem entrar em operação em até 24 meses, e sua construção deve demandar investimentos de R$ 1,1 bilhão.