A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai leiloar, em novembro, 21 linhas de transmissão de energia elétrica e oito subestações. A estimativa de investimentos para a construção das linhas é de R$ 2,8 bilhões com a criação de 8.800 empregos diretos.

Os empreendimentos, que passarão pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, vão reforçar a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional e garantir maior transferência de energia elétrica entre as regiões do país. As concessões visam à instalação, operação e manutenção de aproximadamente 3 mil quilômetros de novas linhas de transmissão da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

As linhas deverão entrar em operação comercial em prazos que variam entre 18 e 24 meses, a partir da assinatura do contrato de concessão. O edital do leilão das concessões já está disponível no link Licitações/ Editais de Transmissão na página da internet www.aneel.gov.br, onde também consta a relação dos sete lotes com as respectivas linhas e a localização dos empreendimentos.