Um avião de transporte Hércules do Exército britânico foi avariado por uma explosão quando pousava no sudeste do Iraque e foi destruído pelas forças de coalizão devido aos riscos que envolveriam uma operação de resgate, informou nesta terça-feira (13) o Ministério da Defesa. Duas pessoas sofreram ferimentos leves no incidente ocorrido na noite de segunda-feira, acrescentou.

O Hércules C-130 havia acabado de tocar o solo numa pista na província de Maysan quando ocorreu a explosão, relatou um porta-voz do Ministério, que exigiu anonimato. Não se sabia de imediato a causa da explosão, mas não se descartava uma ação hostil.

Outro C-130 na região pousou rapidamente na mesma pista e resgatou a tripulação, disse o porta-voz. "Depois de uma avaliação dos danos, concluiu-se que não era possível recuperar o aparelho sem expor nosso pessoal a um risco indevido", continuou.

Temendo que insurgentes iraquianos obtivessem informações sobre equipamentos especiais, "o avião foi, conseqüentemente, destruído em segurança por forças multinacionais".