O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu um homem acusado de ser o líder de uma quadrilha de assaltantes, na manhã desta quarta-feira (25), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Valdenir Donizete Miguel, 31 anos, é acusado de assaltar dois motéis, um mercado e uma chácara, no ano passado, além de ser suspeito de participar de vários outros roubos na cidade. ?Ele se passava por pintor para conhecer a rotina do local. Quando assaltava, agia com violência e prendia as pessoas em um cômodo da casa?, disse o delegado do Cope, Rodrigo de Oliveira.

Há cerca de um mês, o Cope foi informado pela delegacia de São José dos Pinhais sobre o aumento no registro de queixas de roubo na cidade. Durante as investigações, os policiais descobriram onde Miguel morava e foi pedida à Justiça a prisão preventiva do assaltante. Com o mandado, a polícia foi até o bairro Borda do Campo e prendeu Miguel, que confessou os crimes e confirmou o envolvimento de mais dois homens. A polícia informou que os dois outros integrantes da quadrilha já foram identificados e serão presos em breve.

Em depoimento, várias vítimas descreveram a violência dos assaltantes e de como eles agiam. Segundo Oliveira, a quadrilha, armada, amarrava as vítimas e levavam eletrodomésticos, objetos de valor e todo dinheiro que encontrassem nos locais. Foram encontrados com Miguel, vários eletrodomésticos e vídeos pornográficos, que devem ter sido roubados dos motéis assaltados. Miguel está preso no Cope.