A Prefeitura de Curitiba autorizou nesta sexta-feira (11) a construção de duas unidades de saúde – Vitória Régia, na CIC, e Waldemar Loureiro de Campos, no Xaxim. As ordens de serviço para início das obras foram assinadas pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. A terraplenagem das áreas começou logo após a assinatura. As unidades fazem parte dos compromissos de campanha e do plano de governo do prefeito Beto Richa.

As duas unidades são resultado de convênios firmados entre Prefeitura e governo estadual, no valor de R$ 1,6 milhão. Cada uma terá 510 metros quadrados de área. O prazo de entrega é de oito meses. A unidade da CIC fará parte do Programa Saúde da Família (PSF), e a do Xaxim funcionará como unidade básica. Juntas, poderão atender 33 mil usuários, desafogando a demanda dos serviços de saúde próximos.

"É a administração Beto Richa levando mais saúde, conforto e qualidade de vida para os curitibanos", disse Ducci. "É um grande e antigo sonho que, dentro de alguns meses, poderemos ver com os olhos abertos", disse a líder comunitária Shirleide Gonçalves de Lima, do loteamento Vitória Régia.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde do Boqueirão, Jair Ribeiro dos Santos, a saúde é o primeiro e mais importante de uma série de benefícios que a nova unidade de saúde do Xaxim trará para a área. "Junto com isso também virão melhorias no transporte e na segurança, e assim muitos outros segmentos saem ganhando", disse.

Na CIC, também estão em sendo construídas as unidades de saúde Vila Sandra e a US 24 Horas. Outras obras na região: revitalização do bosque da Vila Verde e do Rio Barigüi; construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Verde e a extensão de mais de 6 quilômetros de antipó pelo sistema de parceria entre a Prefeitura e os moradores.

No Boqueirão, a Prefeitura está reformando e ampliando a Unidade de Saúde 24 Horas e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tiradentes. A revitalização completa da Rua Waldemar Loureiro de Campos está em fase de licitação. Outras melhorias na região são o recape de 1,7 mil metros da Rua Paulo Setúbal, a extensão de mais 5 mil metros de antipó em parceria e a revitalização do Parque Náutico.

Em 2007, garantiu o secretário Luciano Ducci, o prefeito Beto Richa dará a ordem de serviço para a pavimentação da rua Paul Garfunkel, na CIC, a principal via de acesso ao Conjunto Vitória Régia. "Esta região é prioridade na nossa administração, por isso esse volume de obras em apenas 1 ano e seis meses de gestão", disse.