O esgrimista curitibano, Athos Schwantes, atleta patrocinado pela Faculdade Dom Bosco e pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, venceu pela sexta vez consecutiva o Torneio Nacional Adulto de Esgrima do Rio de Janeiro, no último dia 31 de julho e manteve a liderança isolada no ranking nacional.

Por ter 20 anos, ele foi premiado como o melhor atleta também da categoria juvenil. A competição que conta pontos para o ranking brasileiro, reuniu os melhores esgrimistas do País. Foram 181 atletas representantes de 19 clubes.

Com mais essa vitória, Schwantes mantém sua vaga garantida para os jogos Pan Americanos 2007 do Rio de Janeiro. Na mesma competição, seu irmão, Ivan Schwantes, conquistou a terceira colocação e continua fazendo também uma ótima campanha, subindo ao podium em todas as competições deste ano.

Na prova de equipes, o Clube Círculo Militar do Paraná foi representado pelos atletas Jorge Tuffi, Athos, Ivan e Ronaldo Schwantes (o pai e técnico), e foi a primeira vez na história da esgrima brasileira que uma família faz uma equipe e vence a competição. "O Jorge não é filho biológico mas já faz parte da família há muito tempo", orgulha-se o treinador. Como Ronaldo fez parte da equipe, nessa competição do Rio, Fernando Kato foi o treinador dos atletas durante a prova.

Neste domingo, dia 07, Athos embarca com outros atletas brasileiros para a cidade de Izmir, na Turquia, onde participa, do Universíade – Jogos Mundiais Universitários. Esta será a primeira competição universitária da qual participará. "Estou muito contente por estar representando meu país, minha cidade e a minha faculdade da qual sou bolsista", comenta o atleta curitibano que leva o brasão de Curitiba estampado no seu uniforme.