Uma liminar suspendeu a audiência pública que seria realizada pela Sanepar na noite de quinta-feira. A audiência foi marcada para apresentar à população de São José dos Pinhais o Rima – Relatório de Impacto Ambiental ? da Barragem do Miringuava. A data e o local da nova audiência serão informados futuramente.

A Barragem do Miringuava vai ocupar uma área de 4,1 km² e terá capacidade de armazenar 25 bilhões de litros de água, beneficiando 900 mil pessoas. Esta barragem fará parte do Sistema Miringuava, que, junto com os outros sistemas da Região Metropolitana de Curitiba ? Passaúna, Iraí e Iguaçu ?, formará um sistema integrado de abastecimento, garantindo água tratada para a capital e municípios da região metropolitana, mesmo em casos que possam exigir alguma interrupção da produção.

Após a realização da audiência pública, será obtida a licença prévia, que permite o andamento dos projetos de engenharia. Depois dessa fase, será realizado o PBA ? Projeto Básico Ambiental, que complementa os estudos para amenizar os impactos ambientais. A partir do PBA, poderá ser dado início ao processo de licitação para execução das obras.