Foi no dia 2 de junho de 1977 que a empresa gaúcha Aldo Auto Capas, dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi, vendeu a primeira unidade do automóvel que fabricava, ao qual deu o nome de Miura (bravo animal utilizado em touradas na Espanha).

Assim sendo, proprietários de automóveis da marca (foram fabricados 11 modelos diferentes) agrupados no Clube do Miura Paraná, que tem como presidente o antigomobilista Vandir Ribeiro de Souza, acabam de comemorar a data como Dia do Miura.

O projeto do primeiro modelo, em 1975, apresentado no Salão do Automóvel de 1976, em São Paulo /SP, baseou-se em desenho do estudante de arquitetura Nilo Laschuk.

Foram fabricados cerca de 10.600 carros dos modelos Sport, Sport II, Targa, Spider, Cabrio, Saga, 787, X8, Saga II, Top Sport e X11. Produto considerado refinado, o preço médio girava em torno de US$ 40.000,00 em 1989.

Entre outros quesitos, o Miura trazia faróis escamoteáveis e controlados eletropneumáticamente, bancos em couro, volante de direção com regulagem elétrica.

Assim como outras pequenas fábricas de automóveis brasileiras, a Besson, Gobbi S/A não aguentou a concorrência multinacional e encerrou a produção do Miura em 1992.

O modelo mais comercializado foi o Targa, cerca de 35% do total. De qualquer forma, essa tentativa (mais uma) de empresários brasileiros quebrarem o cerco imposto pelos grandes fabricantes internacionais de veículos, criou no país uma legião de entusiastas pelo produto do seu trabalho – o automóvel Miura, o qual é admirado, cultivado, preservado em sua história, objeto de coleção e de prazer, além de meio de se ampliar amizades.

Tanto é assim que já somam mais de duas dezenas os miueiros cadastrados pelo clube paranaense. Nas fotos os Miuras Spor 1978 – 1.6 (Liosmar), Spider 1986 – 1.8 (Antonio Sotto Maior), Targa 1986 – 1.8 (Henrique Hackenberg), X8 – 2.0 (Hélio Sakuragui) e X8 – 2.0 (Vandir R. de Souza), veículos que participarão do X Encontro de Carros Antigos de Antonina/PR – 29 a 31 de julho – e do V Encontro Nacional de Miuras em Imbituba/SC – 25 a 27 de novembro – próximos.

As cinco raridades do Clube do Miura do Paraná.