Cupê de quatro lugares é sinônimo de prestígio. Estamos nos referindo ao Audi A5, pertencente ao privilegiado segmento dos cupês, disputado no País por modelos como o Mercedes CLK 350 e o Coupé o BMW 325i Coupê.

Com carroceria de duas portas e espaço para quatro ocupantes, o novo Audi 5 está disponível nas concessionárias da marca alemã pela ninharia de R$ 254.500,00 em versão única de acabamento equipada com motor 3.2 FSI V6 e tração dianteira.

Suas linhas esportivas e torneadas combinam traços do capô com o desenho dos faróis que lhe dão imponência, complementadas com as linhas laterais e traseiras mais ressaltadas.

As duas saídas de ar indicam a esportividade do motor V6. As rodas de liga-leve de 17 polegadas são de série. Nas ruas, o Audi A5 desfila com toda a sua elegância. Quem passa, vira o pescoço. Segue o carro com os olhos. Quer chegar perto e faz comentários sobre o seu requinte.

Sentado em frente ao volante, Você quer mesmo é observar cada detalhe a sua frente.

O painel de instrumentos moderno, os detalhes cromados no volante, difusores de ar e console central, que complementam o primoroso cupê, sem contar com o sistema Audi Infotainment, que gerencia as funções do carro por uma tela LCD.

A posição de dirigir é muito agradável e os bancos esportivos de série têm controles elétricos de altura, ajuste lombar e longitudinal, de fácil manuseio. Os passageiros de trás andam mais apertados, problema dos cupês. E seu porta-malas tem capacidade para 455 litros.

A versão avaliada pelo Jornal do Automóvel trazia acabamento ‘S-line’, que inclui pára-choques dianteiros e traseiros com difusor e grades com “design” esportivo, “spoilers” laterais na cor do veículo, aplicação no difusor do pára-choque central na cor cinza, além do logotipo ‘S-line’ na grade frontal.

Foi um prazer dirigir o requintado cupê da Audi equipado com motor 3.2 FSI V6 e tração dianteira.

No trajeto Curitiba-Ponta Grossa-Curitiba teve comportamento impecável, sem ultrapassar os limites de velocidade exigidos por lei.

O motorista pode escolher entre três opções, Comfort (Conforto), Auto (Automático) e Dynamic (Dinâmico), que influenciam nos sistemas de direção, transmissão e suspensão do veículo. O acionamento é feito por botões que ficam no console entre os bancos, mas ao manuseá-los é preciso cuidado para não perder a atenção ao volante.

Impressionante é o seu piloto automático inteligente, o Adaptive Cruise Control, que funciona a partir dos 60 km/h. Ao acioná-lo, o carro dirige sozinho na velocidade programada e freia quando identifica um veículo à frente.

Na estrada, a 120 km/h, até quando avistou um carro na outra pista, o A5 freou levemente e logo voltou a acelerar. O Audi A5 é o cupê que gostaríamos de ter na garagem de casa. (BN)

Ficha técnica

Motor: V6 em alumínio, com duplo comando de válvulas variável nos cabeçotes (DOHC), sistema variável de abertura e fechamento das válvulas de admissão (Audi Valvelift System) , coletor de admissão variável
de 2 estágios e 24 válvulas, quatro válvulas por cilindro
Cilindrada: 3.197 cm³
Potência: 269 cv a 6.500 rpm
Torque: 33,7 kgfm de 3.500 rpm a 5.000 rpm
Câmbio: Automático Multitronic de 8 velocidades com função Sport
Compr.: 4,63 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,38 m
Entre-eixos: 2,75 m
Tanque: 65 litros
Peso: 1.495 kg
Suspensão: Independente com cinco braços em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular, na dianteira, independente do tipo trapezoidal com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular, na traseira
Freios: Dianteiros com discos ventilados e traseiros a disco. Todos com sistema anti-travamento (ABS) com distribuição eletr&ocirc,;nica de frenagem (EBD), programa eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente hidráulico de frenagem (HBA).
Freios: Hidráulica do tipo pinhão e cremalheira com assistência variável (Servotronic) e diâmetro de giro de 11,4 m
Freios: 8,0 (urbano), 12,1 (rodoviário) e 9,2 (misto)
Preço: R$ 254.500,00