O roubo de cargas é um problema gravíssimo no Brasil. Para se ter uma idéia, só no estado de São Paulo ocorreram 1.968 casos de roubo de cargas de janeiro a setembro do ano passado e o prejuízo acumulado em 2001 girou em torno de R$ 164.768 milhões, de acordo com dados do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região).

Agora, os donos de frotas e os próprios motoristas têm uma opção a mais para garantir a segurança pessoal e da carga: a blindagem da cabine do caminhão. O serviço é uma iniciativa da Apolo Caminhões em parceria com a Tecno Blindagem. A primeira empresa está há doze anos no mercado e é especializada nos trabalhos de funilaria e pintura para veículos de grande porte. Já a Tecno Blindagem destaca-se pelos trabalhos de blindagem de alta qualidade que desenvolve. No momento atual blindar o caminhão além de significar maior segurança para o motorista, pode garantir a entrega de cargas que muitas vezes chegam a ser mais de mais de um milhão de reais.

De acordo com o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), 76% dos roubos de carga no Brasil ocorrem na Via Dutra (entre o Rio de Janeiro e São Paulo), Via Anhanguera e Castello Branco.

Pelo menos com a cabine blindada, o motorista terá a opção de fugir de algumas situações de assalto sem correr o risco de ser atingido por um tiro. Boa parte dos roubos de carga acontece quando o motorista pára para dormir e é surpreendido por algum ladrão batendo no vidro com a arma. Nessa situação em especial, a blindagem será muito eficiente, pois o motorista estará seguro dentro da cabine e poderá dar partida no veículo.

A blindagem desenvolvida pela Tecno Blindagem protege o veículo de tiros de todos os calibres, incluindo pistolas 9 milímetros e Magnum 44. Todo o trabalho demora cerca de 22 dias para ser concluído e gera um aumento de peso de 230 quilos na cabine, o que basicamente não afeta o desempenho do caminhão.

O custo da blindagem fica a partir de US$ 16 mil, correspondendo a cerca de 30% do valor dos caminhões maiores e até 100% dos modelos menores. A Tecno Blindagem trabalha seguindo todas as normas de segurança do setor e com produtos importados de alta qualidade, aprovados pelas normas mundiais NIJ (americana) e DIN (alemã). Os níveis de resistência das blindagens realizadas pelas empresas são das categorias Tecno II e III-A.

Os vidros cumprem papel de extrema importância no processo de blindagem e recebem atenção especial da Tecno Blindagem. A empresa só utiliza vidros unidos por películas de policarbonatos que além de proporcionarem aparência mais discreta, são muito mais seguros, eliminando qualquer possibilidade de separação ou estilhaços caso sejam atingidos.

A garantia dos trabalhos de blindagem realizados pela parceria entre a Apolo e a Tecno Blindagem é complementada pelo rigoroso controle de qualidade durante todas as etapas do trabalho, desde a montagem do veículo até as rotinas de acabamento. As empresas dão garantia total de dois anos para os materiais, com direito a quatro revisões gratuitas em intervalos de seis meses..