Com tempo o suficiente no mercado desde que foi lançado em 2055, o BMW Série 1 finalmente ganha nova geração. A linha 2012 do “hatch”, antecipada pela marca alemã, será apresentado ao público em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha e logo em seguida chega às revendas da BMW na Europa.

A divisão nacional da fabricante, no entanto, ainda não informou quando o veículo desembarca no Brasil. Seu novo visual destaca-se pelo desenho dos conjuntos ópticos frontal e traseiro, o Série 1 versão 2012 também cresceu comparado a primeira geração.

Pelas contas da BMW, o modelo ganhou mais 85 mm de comprimento, somando 4,32 metros, enquanto à distância entreeixos aumentou 30 mm, chegando 2,69 m. À largura ganhou 17 mm, com 1,76 m no total.

A altura, por outro lado, permanece a mesma: 1,42 m. O crescimento da carroceria também elevou a capacidade do porta-malas em 30 litros, que agora leva 360 l.

O interior do novo Série 1 é bem mais sofisticado. A parte central do painel está mais larga, parecida com o desenho dos modelos mais caros da BMW. Há também um tela de 7″ acima do console e o veículo também conta com a opção do sistema “iDrive”, para entretenimento e navegação.

Mudam ainda o “design” do volante e bancos, que segundo a fabricante agora dispõe de matérias de acabamento mais requintados.Outra novidade importante no carro é o motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, que substitui o 2.0 aspirado da linha anterior.

Na versão 116i o propulsor desenvolve 136 cv de potência e torque máximo de 22,4 kgfm. O 118i também é impulsionado pelo mesmo motor, mas ajustado para gerar 170 cv e 25,4 kgfm.

 A nova linha do Série 1 é complementada por mais três versões 2.0 turbodiesel  – 116d, 118i e 120i – com potencias entre 116 cv e 184 cv. Informa ainda a BMW que todas as opções de motorização podem ser associadas ao câmbio manual de seis marchas ou automático de 8 velocidades. Os modelos básicos utilizam rodas de aro 16″, mas também podem receber componentes de aro 17″ ou 18″ como opcional.