Na última sexta-feira (26), a subsidiária brasileira da montadora alemã BMW promoveu o lançamento do SAV X1 que está chegando as concessionárias da marca em todo o País.

Este modelo vai representar a tendência de veículos “crossovers” no Brasil, carros compactos feitos para todo terreno, ideal para todas as situações, seja no campo, na cidade, na praia ou na neve.

Esse tipo de veículo está caindo no gosto dos brasileiros, pois oferece o conforto e o espaço dos veículos grandes, vêm com tração nas quatro rodas e ainda são bem mais econômicos do que os tradicionais SUVs, que até pouco dominavam o mercado brasileiro.

Com o aumento da oferta desse tipo de produto no mercado, o consumidor passa a ter mais facilidade para migrar de um segmento para outro, gastando quase o mesmo valor.

A diferença dos antigos “SUVs” para os “crossovers” vai muito além do visual e avança para aspectos como o custo de manutenção e dirigibilidade. Classificado pela marca como Sport Activity Vehicle (SAV), o BMW X1 chega ao Brasil com duas opções de motorização: a xDrive 18i, que será a configuração de entrada, e a versão topo-de-linha, a xDrive28i, movida a gasolina e que atinge a velocidade
máxima de 230 km/h.

Além do que é “obrigatório” na categoria “premium”, como ar-condicional digital, direção hidráulica e trio elétrico, o BMW X1 conta com oito “airbags” (frontais, laterais e de cabeça), sistema de som HiFi com entradas auxiliar e USB, controles de estabilidade e tração, sistema iDrive para controle das funções de mídia e entretenimento e faróis de xenônio adaptáveis. Outro item de destaque é o sistema de navegação embutido no painel totalmente adaptado para funcionar no Brasil.

De acordo com Celso Fogaça, gerente nacional de vendas da BMW, as primeiras unidades do X1 xDrive28i custarão R$ 174.900 ainda como linha 2010. A partir de junho chegarão às primeiras unidades 2011, com o navegador de série, e preço sugerido de R$ 198.000.