A Thinkware, uma das maiores empresas de tecnologia da Coreia do Sul, chega no Brasil como pioneira na comercialização de caixa preta para automóveis, uma câmera de segurança que filma todo o trajeto do motorista. As vendas foram iniciadas no dia 18 de fevereiro com produtos a pronta entrega pelo site www.thinkwarebrasil.com.br, durante o ano também serão encontradas em lojas e varejistas. Com investimento inicial de R$ 1 milhão no projeto, a previsão de faturamento é de R$ 10 milhões até o final de 2014 e vender cerca de 10 mil câmeras.

O empresário Eduardo Han viu a oportunidade de lançar a Thinkware do Brasil com a venda das caixas pretas para oferecer ao mercado um produto que auxilia na segurança das pessoas no trânsito, já que o Brasil é um dos países com maior índice de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. ‘Decidimos lançar o produto também porque em muitos acidentes não fica provado quem foi o culpado, inclusive em casos que levem à morte da vítima. Com a câmera isso não acontecerá mais e tudo será esclarecido’, acrescenta Eduardo. Além das vendas on-line e em lojas, a Thinkware do Brasil pretende fazer parcerias com seguradoras – para instalação nos veículos segurados-, taxistas e transportadoras por serem ramos que necessitam de mais opções de segurança por estarem o tempo todo no trânsito. A marca ainda vai oferecer assistência técnica e um ano de garantia para seus clientes.

No Brasil ainda não havia um produto de qualidade para venda, o consumidor só tinha a opção de comprar de outros países através de sites ou de marcas inferiores e não regulamentadas, que muitas vezes não filmavam todo o trajeto que o motorista gostaria. Pensando nisso, a Thinkware investiu no mercado nacional com produtos de qualidade made in Korea. A caixa preta é de fácil uso, basta instalar atrás do espelho retrovisor, ela é acionada com o carro ligado e também com impacto, assim se o carro estiver estacionado e sofrer uma colisão, a câmera é ativada para que o dono do veículo saiba o que aconteceu. Inicialmente estarão disponíveis para venda dois modelos: a Clair2 é a intermediária da marca, com câmera frontal de 2MP, memória de 16GB e resolução HD e opcional de GPS externo, será vendida por R$ 599. Outro modelo será FXD900, é a top de linha da marca, com uma câmera frontal de resolução Full HD e uma traseira HD, memória de 32GB, antena de GPS embutida e suporta temperaturas de -40ºC a 80ºC, o valor será de R$ 1.199.

A caixa preta é tendência na Coreia do Sul, Japão, Austrália, Rússia, Filipinas, Tailândia, Malásia e Cingapura. Está ganhando mercado em diversos outros países da Europa e nos Estados Unidos. ‘Uma curiosidade na maioria desses países é que as mulheres estão comprando muito o produto, já que em caso de acidentes no trânsito a tendência é que os homens sempre as culpam do erro, agora isso não será mais possível’, comenta Han.

A Thinkware é líder em vendas de caixas pretas no mercado sul coreano, representando cerca de 40% do mercado, além de ser Top Of Mind no país. Também comercializa tablets e GPS automotivo.