Para reposicionar a presença da marca com um veículo altamente competitivo no segmento "C" dos mercados internacionais, foi que a Kia lançou o Cerato. Entre os conceitos utilizados em seu desenvolvimento foram incorporadas as tendências de "design" dos mercados avançados visando criar um estilo esportivo e dinâmico ao veículo. Esportividade com estilo exclusivo.

E para atingir esse objetivo os engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da Kia Motors Corporation criaram uma linguagem que combina proporções avançadas e que seguem as tendências, estilo agressivo e destemido, além de uma exclusiva e inovadora identidade Kia. Seu nome de origem grega conota um atributo essencial e indispensável que é necessário para resistir e triunfar.

O sedã de 4 portas possui carroceria monobloco em aço estampado, construída para oferecer o máximo de segurança aos seus ocupantes. Ele apresenta estrutura reforçada para minimizar impactos e torções com o conceito de zonas de deformação programadas, onde há a absorção de impacto nas áreas frontais e traseiras, preservando a integridade física dos ocupantes. Conta também com barras de proteção nas portas para ampliar a preservação do habitáculo. A carroceria do Cerato atende às normas mais rígidas de segurança das legislações dos países onde é comercializado como as americanas e européias.

Seu "design" estimulante e confortável evoca qualidade sofisticada, com materiais selecionados por sua textura e aparência que aumentam o prazer de dirigir, criando um espaço amplo e moderno. O Cerato valoriza sua personalidade e preferências, principalmente porque o estilo de vida e valores das pessoas é inevitavelmente diferente.

A grade esportiva integrada ao capô e uma pronunciada linha cromada conspiram para gerar a identidade do Cerato. O farol de neblina redondo está integrado ao robusto pára-choque, moldando o sedã de 4 portas como confiável e esteticamente simpático. Os faróis cristalinos com lanternas amarelas criam perfeitamente um visual agressivo e arrojado.

Ele destina-se para consumidores que apreciam um veículo moderno, eficiente em relação a performance, sem abrir mão de uma relação equilibrada entre força e consumo de combustível. Atualmente os principais compradores de sedã médio são jovens, com idade a partir dos 30 anos, que migraram para este tipo de veículo realizando um "upgrade" em seu bem. (BN)

OLHO CLÍNICO

Para proporcionar o maior conforto e conveniência a bordo, o Cerato está equipado com inúmeros itens de série. Para reduzir o cansaço foi adotada estrutura de assentos "Fullmaflex", fornecendo um apoio particularmente firme para as regiões lombar e pélvica, sendo mais avançado que o suporte tradicional. Foi o que sentimos durante nossa avaliação.

O conforto dos passageiros de trás melhora com o descanso dobrável do assento traseiro, que possui em seu interior um compartimento coberto para servir como porta-objetos.

O banco do motorista tem ajuste de altura assim como o volante de direção. O espaço amplo no bagageiro atende a todas as necessidades de acomodação de até 345 litros com fácil acesso para colocar e retirar a bagagem.

Caso o usuário precise de maior capacidade, os encostos do banco traseiro são rebatíveis na proporção 60/40 e os assentos dobram na mesma proporção, oferecendo outras configurações possíveis.

O acionamento do sistema de rebater e dobrar os bancos traseiros é feito pelo interior do porta-malas com muita praticidade. Há compartimentos mais do que suficientes para guardar seus pertences no Cerato, desde um porta-mapas até uma bandeja múltipla.

O console de teto apresenta luzes de leitura separadas e um compartimento para óculos que se abre com um simples toque.

O console central de dois níveis oferece bastante espaço para acomodar itens essenciais para uma viagem como CDs, pequenos livros, câmeras digitais, entre outros. Os porta-copos dianteiros foram projetados para acomodar os tamanhos populares de embalagens de bebidas.

O Cerato vem equipado com preparação para som com quatro alto-falantes instalados. As portas altas e de grande abertura, bancos dianteiros e linha do teto mais elevado proporcionam uma visão excelente da estrada, assim como acesso rápido e fácil.

A versão oferecida aos clientes brasileiros está equipada com duas opções de motor DOHC, ambas com 4 cilindros dispostos em linha e gasolina como combustível. Tanto o 1.6 litros quanto o 2.0 litros possuem 16 válvulas e injeção de combustível eletrônica seqüencial que geram respectivamente 104 cv de potência a 5.800rpm, torque de 14,6 kgfm a 4.500rpm, e 141cv de potência a 6.000 rpm, torque de 18,6 kgfm a 4.500 rpm.

Transmissão automática de 4 velocidades, que equipa a versão 2.0 garante respostas suaves, privilegiando o conforto ao dirigir, adaptando-se ao comportamento do motorista. O câmbio manual de 5 velocidades, existente na versão 1.6, apresenta mudança de marchas rápida e precisa, causando a sensação de união com o veículo e proporcionando grande prazer ao dirigir. A força do Cerato aparece quando você pede e lhe dá tranqüilidade tanto no trânsito urbano quanto rodoviário. E por isso agrada aos consumidores mais exigentes. (BN)