Apresentada em janeiro deste ano no Salão de Detroit, EUA, a nova linha Jaguar S-Type chega ao Brasil este mês. Versão esportiva é a novidade da linha 2005, que chega ao mercado brasileiro. A nova linha traz as versões de motorização V6 (240 cavalos) e 4.2 V8 (300 cv), além da novidade S-Type R, modelo esportivo que incorpora recursos desenvolvidos nas pistas de competição.

Este último traz como diferenciais a suspensão ativa C.A.T.S. (Computer Active Technology System), na qual uma central eletrônica ajusta instantaneamente a carga dos amortecedores de acordo com o estilo de condução ou a condição do piso. Os freios possuem pinças de quatro pistões, os mesmo utilizados por carros de competição. O carro é equipado de série com rodas de liga leve de 18 polegadas.

O S-Type R conta com motor equipado com compressor volumétrico, que gera 400 cavalos e 56,3 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingir 250 km/h. O câmbio é seqüencial de seis marchas. A versão 3.0 V6-SE é equipada com motor 3.0 litros a gasolina que desenvolve 240 cv de potência a 6.800 rpm, atinge 233 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, segundo a Jaguar. A versão S-Type V8 possui motor de 4.2 litros, também a gasolina, que gera 300 cv de potência, atinge velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

O sedã é equipado com transmissão automática de seis marchas que se adapta à maneira de dirigir do motorista e ainda utiliza o “J Gate Selector”, um seletor em forma de “J” que permite que o câmbio seja usado de maneira automática ou manual (seqüencial). Internamente o modelo possui bancos revestidos em couro, com 16 ajustes para o motorista e 12 para o passageiro. O painel e o acabamento das portas utilizam detalhes em madeira. No lugar da madeira clara usada no painel e nos acabamentos das portas nas versões 3.0 V6 e 4.2 V8, o esportivo S-Type R utiliza detalhes em madeira negra.

Entre os itens de conveniência do S-Type R estão ar-condicionado automático com regulagem independente para motorista e passageiro, direção com ajuste eletrônico, faróis com lâmpadas de xenônio, e computador de bordo.

Os principais equipamentos de segurança de série são ABS, seis “airbags”, cinto de segurança com pré-tensionador e controle de tração. O estilo do S-Type R diferencia-se das demais versões pelo aerofólio sobre o porta-malas, grade dianteira com tela de aço e frisos pintados na cor da carroceria.