Há quase dois anos, as concessionárias Chevrolet em todo o Brasil comercializam o novo sedan da marca, o Malibu. O modelo oferece inúmeros equipamentos ao preço competitivo de R$ 99.900,00 na versão LTZ, única disponível e equipada com motor 2.4 Ecotec.

Com seus generosos 4.87m de comprimento, a distância de entre-eixos também é grande (são 2,85 m), o Chevrolet Malibu oferece ótimo espaço interno, principalmente no banco traseiro. Para garantir ainda mais conforto ao rodar, a GM brasileira reajustou a suspensão do carro, aumentando a altura em relação ao solo em 2,5 cm, e recalibrou seus amortecedores. Lançado em 2007 nos EUA, local de onde é importado para o Brasil, o Malibu estreou a nova tendência de estilo da GM, caracterizada pela grande grade dianteira.

Na parte frontal traz um desenho agradável e sóbrio, porém atraente. Sua traseira com lanternas um tanto diferentes divide opiniões. A tampa do porta-malas é reta e sem vincos. Ele traz tudo de série: bancos em couro, bancos frontais com regulagem elétrica e aquecimento, potente sistema de som BOSE, com 8 altofalantes, CD Player, com MP3 entrada USB e Bluetooh, além de volante multi-funcional, sensor de acendimento automático dos faróis, espelhos retrovisores eletrocromático.

Quanto à segurança a lista de acessórios também é completa. Há “airbags”, freios com ABS e EBD e assistência à frenagem de emergência, além de controle de tração e de estabilidade. O Malibu é equipado com motor 2.4 Ecotec de 171 cv de potência, movido a gasolina. Seu moderno câmbio automático de 6 velocidades tem opção de trocas de forma manual, por intermédio de borboletas posicionadas atrás do volante.

O Malibu tem bom desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 10.9 segundos, e velocidade máxima de 194 km/h. O consumo do motor Ecotec impressiona pela economia: ele faz 8,5 km/l na cidade e até 12 km/l na estrada, consumo acusado pelo computador de bordo do carro avaliado pelo Jornal do Automóvel. Nada mal para um sedan do seu porte. Otimista com o carro, a GMB espera vender cerca de 200 unidades do Malibu por mês, sendo que seus principais concorrentes são o Honda Accord e o Ford Fusion.

Em condução normal durante a avaliação, o Malibu não mostrou fragilidade nas imperfeições de nossas ruas. E na estrada, mostrou-se estável e previsível em curvas mais fortes. O Malibu é um sedan agradável de dirigir, silencioso, confortável, seguro, e com desempenho convincente, desde que se obedeçam as normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito. Talvez por isso a Chevrolet acredite que o Malibu é um veículo voltado ao público masculino de mais de 45 anos, bem sucedido, que aprecia conforto, desempenho, “status” e segurança.

Veja na galeria de fotos o carro Malibu.

Veja na galeria de fotos o carro Malibu.