Fevereiro é a época de volta das férias e preparação para mais uma viagem: a do Carnaval. Estar atento à necessidade da manutenção preventiva antes da viagem no feriado prolongado torna-se ainda mais importante ao considerarmos dois fatores: este verão está sendo um dos mais chuvosos dos últimos anos. E o Carnaval é uma das épocas de maior incidência de acidentes nas estradas brasileiras, quando o tráfego de veículos chega a aumentar até 50% em relação a um final de semana comum, quando muitos descem ao litoral.

Para evitar surpresas, alguns cuidados simples são fundamentais e uma revisão se faz necessária. Para minimizar as chances de colisão por falha mecânica, o ideal é checar as condições do sistema de freios. Não são somente as condições das pastilhas e do fluído de freio que devem ser conferidos, mas cerca de 20 componentes que, juntos, garantem a segurança dos motoristas.

Checar as condições do pneu. Neste caso, o indicativo é a profundidade do desenho da banda de rodagem. Quanto mais raso o sulco, menor a aderência ao solo: sem ranhuras, o pneu não agarra e a água não escoa o que eleva a as chances de aquaplanagem e perda de direção quando o motorista precisa frear o veículo. Verificar as palhetas que limpam o pára-brisa. Peças em más condições podem diminuir a visibilidade do condutor no momento em que ele mais precisa: em dias de grande chuva.

Em uma viagem, como o motor é muito exigido, deve-se conferir se os níveis da água e do óleo estão de acordo com as recomendações do fabricante. Aquecimento de motor é uma ocorrência de grande probabilidade nestas ocasiões. Além disso, sob condições extremas, como numa viagem, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor chega a fundir. Calibrar todos os pneus, inclusive o estepe.

Nos casos de viagem com o veículo carregado, a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do proprietário. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita no início da viagem, com os pneus ainda frios. Manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para dirigir com tranqüilidade. A suspensão também deve ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se estes pontos não estiverem em ordem. Isso sem falar no desconforto que as suspensões em más condições podem causar nos passageiros.

Verificar se os itens de segurança (chave de rodas, macaco e triângulo) estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda. A Revendas e Centros Técnicos estão realizando a revisão destes itens gratuitamente.