Desde 1993, a Yamaha do Japão mantém em linha a bela XJR 400R, que poderia ser uma ótima opção para suprir a lacuna de oferta de motos de média cilindrada do mercado brasileiro.

No Brasil, quem deseja passar de uma moto de até 250 cilindradas para moto maior enfrenta um grande problema: a quase inexistência de opções.

Atualmente, a única opção que pretende atingir um público entre 250 e 600 cilindradas é a conhecida GS 500 da Suzuki. A CB 300R está mais para a categoria das 250 do que de motos maiores e a NX4 Falcon, pelo menos por enquanto, está descontinuada e sem sucessora à altura.

A diferença de preço entre uma moto da categoria de 250 cilindradas e uma de 600 cilindradas, o próximo passo atualmente disponível, é por demais dispendioso, sendo mais de o dobro do preço, tornando inviável para muitos a realização do sonho de uma moto de maior porte.

Curioso é que as fabricantes de motos possuem produtos para oferecer nesta faixa de mercado em outros países. É o caso da XJR 400R, uma “naked” da Yamaha lançada em 2006 no Japão que reúne uma série de atrativos que seriam muito bem vindos por aqui. O projeto inicial da XJR 400 nasceu lá em 1993, com base em um motor refrigerado à ar que se mantém até hoje.

O motor da Yamaha XJR 400R é um 4 cilindros em linha de 16 válvulas e comando DOHC alimentado por carburador capaz de gerar 53 HP a 11.000 rpm e torque de 3,6 Kgfm a 9.500 rpm.

O câmbio é de 6 marchas para uma melhor aproveitamento do motor. Na opinião de “experts” a XJR 400R é uma moto para se guiar sempre de “motor cheio” , pois nesta condição, transmite respostas rápidas e vigorosas de aceleração. A ergonomia da moto é muito boa, de altura do assento ao solo de 780 mm e boa acomodação do piloto.

Na dianteira as rodas são de 17 polegadas com pneu 110/70ZR e 150/70ZR na traseira. Seu sistema de freio utiliza disco duplo na dianteira e disco único na traseira. Por ser equipada com um robusto motor, não é das mais leves, pesando 199 Kg (seco). A Yamaha XJR 400R tem aspecto encorpado, reforçado por um grande tanque de combustível com capacidade para 20 litros.