A Dafra Motos anunciou na quarta-feira passada parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia e que figura entre as dez maiores do mundo.

O acordo prevê a fabricação de produtos TVS na Unidade da Dafra instalada na cidade de Manaus (AM) e faz parte da estratégia da empresa de oferecer ao mercado nacional motocicletas de alta tecnologia e excelente desempenho.

“A concretização do negócio com a TVS reforça nosso empenho em sempre oferecer novos produtos ao consumidor brasileiro” afirma o presidente da Dafra Motos, Creso Franco. “Estamos fechando os detalhes relacionados à especificação final e preços do primeiro modelo e esperamos finalizar os estudos nos próximos meses”, diz Franco.

Atualmente ocupando a quarta colocação no mercado nacional, com 4,8% de share no acumulado do ano, a Dafra somou mais de 36.500 unidades vendidas entre janeiro e junho de 2009.

“Temos a certeza de que este é um momento muito importante para o comércio entre Brasil e Índia, países que se destacam entre os emergentes, e marca o início de uma parceria que tem tudo para ser um sucesso”, argumenta Franco.

Criada em 1980 inicialmente como uma associada Suzuki Motor Corporation, atuando em conjunto com a marca japonesa na fabricação de motocicletas e componentes, a TVS foi demonstrando ao longo dos anos sua natural habilidade para a busca pela inovação e qualidade total.

Prova disso é que a empresa é a única fabricante de motocicletas do mundo a receber o Deming Prize, um dos mais prestigiados prêmios de reconhecimento em Gestão de Qualidade Total, oferecido pela União de Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE, em inglês).

O presidente da TVS, Hardip Singh Goindi, que está no Brasil especialmente para o anúncio da parceria e assinatura do contrato, afirma que a expertise adquirida em mais de 20 anos de atuação no segmento de duas rodas, especialmente no desenvolvimento de novos modelos, é o grande diferencial da companhia.

“Nossos investimentos em tecnologia têm nos garantido excelência no desenvolvimento de motocicletas. Construímos uma história sólida em nosso país, focando essencialmente a satisfação de nossos clientes e é com esse espírito que chegamos ao mercado brasileiro, certos de que a parceria com a Dafra é uma grande oportunidade para todos nós”, diz Goindi.

Fabricação nacional

A parceria com a companhia indiana representa um marco para a Dafra no País. “A fabricação de produtos TVS em nossa fábrica vai nos proporcionar ter contato com novas tecnologias, tanto em processos quanto em produtos, e nos levará a um excelente patamar em pesquisa e desenvolvimento. Esses aspectos são extremamente importantes para nosso negócio e vai nos possibilitar crescer ainda mais”, explica Creso Franco.

O acordo com a TVS também permitirá à Dafra criar na fábrica de Manaus a primeira Sala Limpa (Clean Room) para a produção de motores. O local, o único dessa natureza no Brasil, é um ambiente controlado utilizado para fabricação de motores para os quais se pretenda altíssima durabilidade.