Um passeio de moto por regiões íngremes é um bom programa para quem tem espírito aventureiro e está disposto a explorar sua bigtrail. Encarar trechos alagados, com lama e com pedras soltas requer habilidade, mesmo com uma moto feita para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno. A Agência Infomoto convocou o mineiro Felipe Zanol, melhor piloto sulamericano na última edição do Rally Dakar 2012, para dar algumas dicas importantes. “São detalhes que podem fazer a diferença na hora do sufoco”, explica Zanol. Para esta aula de pilotagem off-road, o piloto rodou com a Honda XL700V Transalp pela região do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ponte estreita

Na visão de Felipe Zanol, o mais recomendado seria rodar com a moto onde está a marca do pneu do carro. Mas se você perceber que é possível passar pelo meio, essa é a melhor escolha, conta o piloto mineiro, dizendo que toda vez que você encontrar uma ponte estreita, reduza a velocidade e alinhe a moto antes de passar por ela, porque o piso normalmente é mais escorregadio. Se você deixar para corrigir uma trajetória em cima da ponte, a moto pode te jogar para fora, explica Zanol.

Trechos alagados

No caso de uma poça d’água ou rio com pouca profundidade, o motociclista aventureiro precisa apenas tomar cuidado para não aquaplanar, dosando o acelerador, com calma. Agora se o caminho tiver muitas pedras e escorregadio, é indicado passar ao lado da moto. Se for um riacho com correnteza, a melhor opção é você descer da moto, escorá-la com seu corpo e controlar acelerador e embreagem.

De pé

O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos. Ficar em pé facilita bastante a pilotagem porque o corpo não absorve aquela irregularidade, aumentando o equilíbrio e a segurança, diz Zanol.

Na terra

Pequenos ajustes podem melhorar a pilotagem em trechos de terra. Baixar a calibragem é um deles; se normalmente você utiliza 30 libras, baixe para 15. Assim, a moto terá uma maior tração, explica o piloto. Uma proteção de mão também se faz necessária, já que um galho pode bater no manete, te atrapalhar e até mesmo acionar o freio dianteiro por acidente.

Frenagem

A técnica de dosar os freios dianteiros e traseiros é parecida com a utilizada no asfalto, mas na terra a atenção deve ser redobrada. O freio dianteiro é aquele que efetivamente para a moto. Já o traseiro tem a função de equilibrá-la. Outra dica é utilizar ao máximo o freio motor para evitar o bloqueio das rodas. Você reduz as marchas e já solta a embreagem, acionando o freio em seguida, explica o piloto.

Levantando a moto

Agora se o tombo foi inevitável, tenha calma. A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve. Antes disso é preciso verificar a condição da motocicleta. É normal empenar um pedal de freio ou o próprio câmbio, comprometendo a pilotagem.

Sobre pedras

Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares. Neste caso é melhor ficar sentado, já que os pés mais próximos do solo ajudam a manter o equilíbrio.

Subidas íngremes

O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e queimar um pouco a embreagem para transmitir a potência adequada para a moto e evitar que ela patine. Acelerar em cima do barranco fará a moto patinar. O certo é acelerar antes, com tranquilidade, porque daí o motociclista sobe no embalo.

Na lama

Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência é baixar a libragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas.

Declives de terra

Utilize sempre o freio-motor. Aqui o motociclista precisa se posicionar bem antes de descer e soltar a moto. Use primeira marcha, utilizando o freio traseiro. O motociclista pode descer em pé ou sentado. A vantagem de descer em pé na pedaleira é que seu pé já está em cima do freio traseiro, explica Zanol.