ja832.jpgNa China a Fiat lançou o Perla, uma reestilização do Siena que talvez mostre a aparência que a família Palio poderá adotar no Brasil. A mudança na linha, apesar de a anterior ser relativamente recente (em outubro de 2003), tende mais para simplicidade para não concorrer com o futuro lançamento da marca, o Grande Punto.

A novidade surgiu no Salão de Guangzhou, na China, na forma do Perla, um Siena com as modificações estéticas que serão vistas nos demais membros da família. Para quem não sabe, a Fiat chinesa vende o Palio com visual semelhante ao da primeira reestilização, introduzida aqui em 2000.

ja831.jpgO Siena (com traseira diferente), o Palio e o Palio Weekend são produzidos pela Nanjing Fiat na China. Os três carros têm a mesma aparência que o chamado Projeto 178 (código de desenvolvimento do Palio) recebeu depois de outubro de 2000, versão intermediária entre a que foi lançada em 1996 e a atual. A diferença fica por conta da opção de caixa automática CVT para a versão 1,3-litro 16V chamada Speedgear, semelhante à usada no Honda Fit, que não temos aqui no Brasil.

A reestilização chinesa bem que poderia ser apenas a renovação que os carros brasileiros receberam em 2003, com uma aparência mais voltada ao gosto daquele povo oriental, mas tudo indica que a Fiat deva aproveitar a mudança para trazer novidades ao modelo nacional.

Com a reestilização, os faróis do Perla/Siena ficaram maiores e com uma faixa cromada pouco acima da grade do radiador. Na traseira, lanternas que se estendem pela parte superior do porta-malas demonstram uma tentativa de sofisticação do modelo.

A montadora informa que o carro será equipado com um motor 1,7-litro, mas não informa o combustível. Possivelmente será diesel, uma vez que a empresa tem em sua linha motores 1,7-litro a diesel. A transmissão será a C510, de cinco marchas. Mas comenta-se no mercado que o Palio com "cara nova" deverá ser o destaque do estande da Fiat no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.