O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) recebe neste fim de semana (13 e 14/3) o primeiro Racing Day da temporada 2010. O evento reunirá a abertura do Campeonato Paranaense de Motovelocidade, o Desafio 201 metros de Arrancada, que são organizados pela Força Livre Motorsport e ainda a Copa Pinhais de Marcas e Pilotos, com promoção e organização da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

No sábado (13/3), o ingresso é gratuito e o público vai poder acompanhar os treinos – livres e classificatórios da Motovelocidade e Copa Pinhais de Marcas e Pilotos, que terá ainda a primeira prova realizada à tarde.

No domingo (14/3), o evento acontece das 9 às 17h30, o ingresso custará R$ 10,00 para assistir a corrida das motos, segunda prova da Copa Pinhais Marcas e Pilotos e ainda o Desafio 201 metros de Arrancada, que permite que motoristas comuns acelerem na reta do autódromo, a partir das 14h30 e ainda um show de manobras radicais no fim das corridas.

Valmor Emílio, Marcas A.

A Copa Pinhais de Marcas e Pilotos será disputada nas categorias Marcas A, Marcas B, Marcas Sênior e Stock 5000, tem o patrocínio da Sascar, Pirelli e Bana Pneus, devendo reunir cerca de 40 pilotos representando os estados do Paraná e Santa Catarina.

Serão oito etapas, todas disputadas no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado no município de Pinhais, região metropolitana da Capital Paranaense. A novidade da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos é que haverá premiação em dinheiro para os pilotos e preparadores que vencerem a etapa, em todas as categorias.

Ruslan Carta Filho e Andrei Carta, Marcas B.

“A Copa Pinhais de Marcas e Pilotos é uma homenagem à cidade de Pinhais, onde está localizado o autódromo, que tem o objetivo de desenvolver o esporte motor, indo de encontro com o pensamento da diretoria da FPrA. Nós assumimos a promoção e organização da Copa Pinhais para administrar os eventos dentro das normas da Confederação Brasileiro de Automobilismo (CBA) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA)”, declarou Rubens Gatti, presidente da FPrA. Um dos destaques da categoria Marcas A da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos 2010 será o piloto curitibano Sharbel El Hajjar (Canatiba/INS Racing), que quer brigar pelo título máximo nesta temporada, correndo pela equipe AGB Preparações. “Já conquistei um terceiro lugar e um vice campeonato em provas de turismo, este ano vou em busca do meu primeiro título na Copa Pinhais de Marcas e Pilotos”, disse Sharbel El Hajjar.

E a briga promete ser boa na Copa Pinhais, pois quem também vem com tudo na Marcas A é o curitibano Valmor Emílio (Corujão/Torres Pneus/V.Weiss Express), que estréia um novo carro no fim de semana.

“A Copa Pinhais de Marcas e Pilotos tem tudo para ser um grande campeonato. Eu e minha equipe treinamos durante a pré temporada para chegar em condições de vitória logo na primeira etapa. Se tudo correr bem, estarei no pódio da categoria no domingo, de preferência no lugar mais alto”, brincou Valmor Emílio.

Na Marcas B, os irmãos Ruslan Carta Filho e Andrei Carta, da equipe Soft Racing, vão estrear novo desenho no Gol n.º 169 e pretendem conquistar a primeira vitória na categoria este ano.

“Em 2009, tivemos um grande aprendizado, mas nesta temporada queremos brigar por vitórias”, concluiu Ruslan Carta Filho. Os patrocinadores dos irmãos Carta são a Soft Alarmes Automotivos, Xenon Bonbo e Veja do Brasil, DVDs e Amplificadores.