Está confirmado. A Ford vai trazer a versão conceitual do utilitário esportivo Explorer para o Salão do Automóvel de São Paulo. O evento acontecerá entre os dias 27 de outubro a 7 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Batizada pela Ford de Explorer America, o SUV tem visual futurista e linhas musculosas. Na dianteira do veículo, o desenho da grade que acompanha as saliências do pára-choque é um dos destaques. E o pára-brisa traseiro possui um formato que invade a lateral da carroceria. De acordo com a montadora americana, a porta traseira do utilitário é corrediça. Os pneus largos e as rodas com cinco raios espessos também ajudam a incrementar o exterior do modelo.

De acordo com a Ford, o Explorer America é impulsionado por um motor EcoBoost V6 de 3.5 litros com turbo e injeção direta de combustível, capaz de gerar 344 cv de potência. O conjunto está acoplado a uma transmissão de seis velocidades com controle “Autoshift” que permite a redução de marchas por meio de um botão e auxilia na redução de consumo de combustível.

Embora não tenha liberado imagens do interior do veículo, a Ford informou que ele conta com assentos deslizantes e rebatíveis com um único toque, para facilitar o acesso ao banco de trás, bússola tridimensional, unidade de navegação com mapa topográfico incorporados ao painel e mesa de trabalho com assentos. O conceito Explorer America será uma das atrações do estande da Ford ao lado do esportivo Mustang Shelby GT500 2010, da picape F-250 Duty, além de outras novidades. E o Jornal do Automóvel estará cobrindo esse importante evento da indústria automobilística nacional.