Totalmente remodelado, o novo Explorer foi lançado pela Ford Motor Company para o mercado de SUVs que, além de toda a classe do “design”, conforto e segurança, passa a oferecer, na sua versão 2011, economia de combustível com o motor Ecoboost V6, além de um novo controle de tração com um sistema de gestão do terreno.

São dois novos motores – o avançado modelo turbo, injeção direta de quatro cilindros, o mais recente da empresa e o V6 Ecoboost que apresenta um maior equilíbrio e eficiência em relação ao consumo de combustível e na responsabilidade ambiental. O motor V6 de 3.5 litros é oferecido como equipamento de série em toda a base e nos modelos XLT e Limited. A outra possibilidade é o Ecoboost de 2.0 litros V6 aspirado com até 237 cv de potência a 5.500 rpm que, segundo a montadora, apresenta uma melhora na economia de combustível de 30% e baixos níveis de emissões.

O novo motor de 2.0 litros EcoBoost está sendo lançado globalmente pela Ford Motor Company, com aplicações em diversos produtos na Europa, Ásia e Austrália, além do novo Explorer.

A tecnologia EcoBoost servirá como um elemento-chave nos esforços globais de sustentabilidade da Ford e deverá equipar cerca de 1,3 milhão de veículos da marca, anualmente, até 2013 .

Equipado com câmbio automático de seis velocidades, o Explorer 2011 teve seu peso reduzido, pelo maior emprego do alumínio na sua construção, o que ajuda no desempenho e economia.

A tração nas quatro rodas pode ainda ser melhorada pelo acionamento de um botão no console para o ajuste apropriado da situação do piso onde anda o Explorer: neve, areia, lama e pisos normais.

A eletrônica embarcada é a mais moderna disponível no mercado. O conforto interno é acentuado pelos recursos dos bancos com três fileiras de assentos flexíveis, cintos de segurança infláveis, além de um excelente baixo nível de ruído.

Quando entrar em produção, ainda este ano, o Ford Explorer terá contribuído de forma muito positiva para a recuperação da economia norte-americana. O Explorer é um símbolo da Ford na categoria de SUVs e o produto mais exportado da empresa. O novo Explorer será exportado para mais de 90 países.