No Salão de Genebra, que fica aberto ao público de 8 a 18 deste mês na Suiça, a Ford promove a estréia global do conceito Tourneo Custom, van de linhas futuristas e tecnologias avançadas que mostra como será a futura geração de veículos comerciais da marca, a ser revelada este ano.

As linhas modernas e aerodinâmicas do conceito seguem a mesma linguagem de “design” Kinetic aplicada nos automóveis de passageiros da Ford, criando a sensação de movimento. Esses elementos estão presentes na grade trapezoidal, na linha de cintura forte, nos arcos de rodas salientes e nas linhas ascendentes das janelas. Grade cromada, faróis de LED e rodas de alumínio de 18 polegadas são outros detalhes de estilo.

O Tourneo Custom Concept é baseado numa nova plataforma global da Ford, projetada para oferecer a mesma dirigibilidade de um carro, com agilidade, conforto e baixo nível de ruído. Sua proposta é unir estilo, funcionalidade e espaço tanto para aplicações de trabalho como de lazer.

O interior do veículo traz um novo nível de sofisticação no segmento. O painel em formato de asa, de estilo “cockpit”, é voltado para o motorista. Os bancos traseiros, revestidos em couro e tecido, podem ser rebatidos ou removidos e permitem múltiplas configurações.

Seu motor 2.2 Duratorq TDCi diesel, de 155 cv, oferece excelente desempenho e economia, com sistema Auto-Start-Stop que desliga e liga automaticamente nas paradas. Ele também é equipado com sistema regenerativo de carga, “airbags” laterais e de cortina, câmera de visão traseira integrada ao retrovisor, alerta de mudança de faixa e sistema multimídia SYNC com assistência em emergência, que fornece a localização do veículo em caso de acidente.

Como a Ford é líder do segmento de veículos comerciais na Europa, com a nova geração que será apresentada em 2012, pretende ampliar sua dianteira. A nova linha será equipada com versões aprimoradas do novo motor 2.2 Duratorq TDCi diesel, nas versões de 100, 125 e 155 cv, (líderes em economia de combustível), e transmissão manual de seis velocidades, além de várias opções de carroceria com plataforma curta ou longa.

“O ano de 2012 será muito significativo para a Ford, com o lançamento de uma linha totalmente nova de veículos comerciais”, diz Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Europa. “Nossa linha construiu uma enorme reputação em custo-benefício e durabilidade e a nova geração foi projetada para levar sua liderança a um novo patamar”.