Primeira motocicleta produzida na fábrica de Manaus exclusivamente para o uso “off-road”, a CRF 230F está disponível nas concessio-nárias Honda de todo o Brasil em seu modelo 2011, com novo grafismo e nova combinação de cores.

O pára-lama traseiro agora é branco, seguindo a tendência dos modelos da família CRF de maior cilindrada, e o guidão passou para a cor preta.

Os grafismos da carenagem lateral também foram renovados, aumentando o apelo esportivo do modelo. A cor do assento apresenta nova tonalidade de vermelho e a mola da suspensão traseira recebe a cor preta.

Para assegurar máximo desempenho e conforto, o tanque de combustível, com capacidade para armazenar sete litros, alia estrutura resistente a tamanho e peso reduzidos.

O resultado é um conjunto compacto, permitindo que as pernas do piloto fiquem bem encaixadas na motocicleta. Assim, contribui para movimentos seguros e precisos ao enfrentar irregularidades de piso. O guidão alto e largo proporciona posicionamento e controle da motocicleta.

E as manoplas com textura diferenciada, oferecem ao piloto melhor contato (grip). Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 223 cm3, monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar surpreende pela elevada faixa de torque disponível em baixas e médias rotações, fundamental para quem necessita de força para superar riachos, percursos íngremes e outras adversidades encontradas em trilhas e enduros. A rápida resposta ao comando do acelerador é a principal característica do carburador de acionamento mecânico e “Venturi” de 26 mm.

Resistente, compacto e robusto, seu motor desenvolve potência máxima de 19,3 cv a 8.000 rpm e torque de 1,92 kgf.m a 6.500 rpm. Conta com câmbio de seis marchas, com escalonamento que mantém seu ritmo de desempenho.

Resistentes aros de alumínio montados com raios reforçados, protetor do motor em plástico de alto impacto e pedaleiras extra-largas tornam o modelo ainda mais esportivo e seguro.

As suspensões foram projetadas especialmente para o uso no fora-de-estrada. A dianteira conta com garfos telescópicos de longo curso e responde com velocidade a cada movimento, eliminando oscilações e mudanças de direção indesejadas.

Já a traseira, do tipo Pro-link, é montada em balança de alumínio e mantém o pneu traseiro em contato constante com o solo. A robustez da motocicleta é assegurada pelo chassi em berço semi-duplo.

A CRF 230F tem preço público sugerido de R$ 10.530,00, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas de frete e seguro. O modelo tem garantia de três meses, sem limite de quilometragem.