Durante o Salão de Genebra, na Suíça, (de 8 a 18 de março), a Hyundai vai lançar a nova geração da versão perua do i30. Chamada de i30 Wagan no mercado europeu (no Brasil se chama i30 CW), a perua familiar vem maior que a versão anterior, cerca de 18 centímetros mais comprida. Pode não parecer muito, mas foi o suficiente para um generoso aumento na capacidade do porta-malas, que subiu de 378 litros para 528 l. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade vai para 1.642 litros.

Assim como o modelo lançado em 2011 no Salão de Frankfurt, o carro familiar ficou com aspecto mais arrojado e moderno, características que vêm dando o tom ao visual da marca coreana. Acompanhando a linha de “design” dos modelos mais recentes da Hyundai, como a própria versão “hatch” do i30, que chegará ao Brasil no fim deste ano, a i30 Wagon tem desenho agressivo e fluido.

Para o mercado europeu, a Hyundai está anunciando três opções de motorização: três a diesel e mais três a gasolina, incluindo o novo 1.6 litro GDi de 135 cv de força. Sua lista de equipamentos também segue a risca o conteúdo do novo i30, com ar-condicionado digital, freios ABS e controle de estabilidade (ESP), “airbags”, entre outros.

Mas a vinda da perua do i30 para o Brasil deverá ocorrer posteriormente ao lançamento da nova geração do i30 hatch, prevista para o segundo semestre deste ano. A nova geração da i30 Wagon foi projetada no Centro de Desenvolvimento da Hyundai em Rüsselsheim, na Alemanha, com foco claro no mercado europeu.