Neste ano de 2010 é comemorado o 75.º aniversário da marca Jaguar, há mais de sete décadas criando e construindo carrosque representam o que existe de melhor em inovações técnicas, design e esportividade. Ou seja, 75 anos da arte de desenhar e de construir carros marcantes na indústria automotiva.

E também comemora a promessa de um grande futuro, com o lançamento do novíssimo Jaguar XJ.

Este movimento de renovação da linha de veículos começou em 2008, com a apresentação do premiado XF.

O luxuoso sedã de quatro portas e capacidade para cinco pessoas tem o visual e o desempenho de um superesportivo.

Em 2009, o XK recebeu atualizações e as versões coupê e conversível foram redesenhadas, tornando-se modelos dignos das mais altas categorias do automobilismo mundial. E em 2010, a marca traz ao mercado a mais nova versão XJ, um dos mais luxuosos e avançados veículos produzidos na história da marca.

Grande parte do sucesso desta renovação na linha de veículos Jaguar pode ser creditada ao diretor de “design” da marca, Ian Callum.

Para ele, “o “design” dos Jaguar que serão produzidos nos próximos 75 anos devem respeitar e refletir o histórico de sucesso que a empresa conquistou nas últimas sete décadas e meia.

Isto é, carros que fazem a gente torcer o pescoço para espiar seu desenho e apelam direto no coração”.

A história da Jaguar começou em 1922, quando Sir William Lyons criou a Swallow Sidecars, uma empresa que construía acoplamentos laterais para motocicletas e automóveis.

Em 1935, quando a companhia apresentou o SS 100, Sir William procurava um novo nome para empresa e, depois de consultar sua agência de publicidade em busca de sugestões, escolheu o nome “Jaguar”.

O novo nome fez do SS100 o primeiro Jaguar produzido. O nome Jaguar foi ideal para a marca, já que representa toda a beleza, elegância, agilidade e poder de um felino, características que se aplicam perfeitamente em um automóvel.

Ao longo da história, a Jaguar se firmou como a fabricante de veículos icônicos como o XK 120, apresentado no final dos anos 40 como um dos mais glamorosos carros esportivos da história.

Da mesma forma, o C-Type e o D-Type também marcaram época entre os veículos de alto desempenho, conquistando inúmeras vitórias em diversos Grandes Prêmios europeus durante os anos ’50.

Em 2010 a Jaguar celebra os 75 anos desta grande trajetória. Ações em grandes eventos que incluem o tradicional festival de velocidade e regularidade de GoodWood, na Inglaterra, o Concours D’Elegance, de Pebble Beach, EUA, e as tradicionais Mille Miglia Clássicas na Itália.

Os carros da marca também retornarão às pistas de corrida com um RSR XKR GT2, que participará de todo o circuito da American Le Mans Series.