Carro rápido. Essa é a melhor e mais simples definição feita para o Jaguar XKR, versão mais potente e esportiva da linha de cupês e conversíveis XK.

Porém, quando se trata de um Jaguar, simplicidade não é o termo mais apropriado.

O modelo traz em seu nome a letra “R”, do inglês “Racing”, uma amostra do que o veículo é capaz. Domar o novíssimo motor 5.0 V8 Supercharged de 510 cavalos que se esconde debaixo do capô pode ser considerado uma experiência única, digna de um verdadeiro piloto profissional.

As belas e arrojadas linhas aerodinâmicas, vinculadas a um estilo “clean” tanto por dentro quanto por fora, deixa o XKR com aparência altamente agressiva e moderna.

Entre os itens de conforto que oferece aos seus ocupantes estão: memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com “display” em alta resolução e tecnologia “Touchscreen”, que mostra ao motorista informações vitais como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura, esta última individual aos ocupantes.

O seu “sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo ao se aproximar e dar a partida ao pressionar apenas um botão no console central. A tradicional alavanca do freio de estacionamento foi substituída por um botão que aciona o sistema eletronicamente.

Sem dúvida, uma forma criativa de melhorar o espaço interno e facilitar a vida do motorista. O novíssimo motor do Jaguar XKR é o mais potente produzido pela marca britânica para carros de passeio.

Seu motor V8 de 5.0 litros com tecnologia “Supercharged” de quatro válvulas por cilindro faz o modelo desenvolver de 510 cavalos, 110 cavalos a mais do que seu antecessor.

Essa força empurra uma carroceria extremamente leve, o que proporciona admirável relação peso x potência. O veículo chega da imobilidade aos 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade final (eletronicamente limitada) de 250 km/h.