O brasileiro José Hélio conquistou o pentacampeonato do Rally Internacional dos Sertões na categoria Motos, após liderar a competição de ponta a ponta pilotando uma Honda CRF 450X e completar a última etapa em terceiro lugar.

Depois de dez dias de prova, o rally terminou sexta-feira passada na Lagoa do Pitangui, em Natal (RN).

O piloto, que venceu sete das dez etapas, comemorou mais um título. José Hélio completou o Rally dos Sertões com o acumulado de 30h57min55seg, com uma vantagem de 58min53seg para o segundo colocado, Deni do Nascimento, vencedor da última etapa.

O polonês Jakub Przygonsky ficou com o segundo lugar da sexta-feira. O trajeto teve 340 quilômetros, sendo 93 de trechos cronometrados. A edição 2009 do Rally dos Sertões teve a presença de 55 motos, 47 carros, sete caminhões e sete quadriciclos.

Antes de subir a rampa de chegada na Lagoa do Pitangui, José Hélio participou de um “prime” de nove quilômetros nas dunas. Ele largou ao lado do também brasileiro Dimas Mattos.

Com o quinto título conquistado, José Hélio igualou-se a Jean Azevedo no número de vitórias na categoria motos.

Na largada do Prime, o piloto se emocionou com a presença da irmã que o aguardava. Na avaliação do piloto, a edição 2009 do Rally dos Sertões foi muito difícil.

“Todo ano é mais duro. Foi uma prova muito difícil todos os dias. A chegada em Natal foi maravilhosa, num lugar lindo.

Este título vai para todos que estão junto comigo, minha família, minha equipe”, agradeceu Zé Hélio. “É meu terceiro ano consecutivo com a minha Honda CRF 450X. Ela foi 100%. Não deu nenhum problema. Isso foi muito importante. Não perdi tempo fazendo reparos. Levei ferramentas à toa”, brincou o vencedor.

“Tenho um prazer enorme de participar do Rally dos Sertões. Essa é a receita. Quando saio de Goiânia me sinto um vitorioso pela satisfação que tenho”, finalizou o piloto que pretende comemorar muito o título, em Trancoso, na Bahia ao lado da família. Resultado da categoria Motos do Rally dos Sertões 2009: 1 – José Hélio – Honda CRF 450X – 34h37min54s; 2 – Deni do Nascimento – Honda CRF 450X – 35h17min10s; 3 – Juca Bala – 35h36min47 e 4 – Guto Klaumann – 36h42min11s5 – Jacek Czachor – 37h14min28s.